Especialistas debatem estratégias para soja na Argentina

Publicado em 12/09/2011 09:20 322 exibições
O crescimento da produção das oleaginosas, a necessidade de aumento de quantidade de área para plantio e a alta demanda global por alimentos são alguns dos cenários analisados durante o Mercosoja 2011 – 5º Congresso da Soja do Mercosul, que inicia na próxima quarta (14), em Rosário, na Argentina.

O evento vai reunir alguns dos melhores especialistas do setor no mundo. E a Aprosoja foi convidada a representar os sojicultores do Brasil e de Mato Grosso. Glauber Silveira, presidente da Associação, é um dos debatedores do painel “Propriedade Intelectual e Biotecnologia”. Com foco na visão do produtor, Silveira vai discutir com representantes da Argentina, Uruguai e Paraguai o uso adequado da biotecnologia na agricultura.

Além do presidente da Aprosoja, o coordenador da Comissão de Sustentabilidade da Associação, Ricardo Arioli, também participa do evento no painel “Recursos Naturais e Sustentabilidade”. E Marcelo Duarte Monteiro, diretor executivo, é um dos debatedores do painel “Competitividade da Cadeia da Soja – o transporte de soja no Brasil”.

A programação do congresso inclui fóruns, workshops e mesas-redondas com análises completas de assistência técnica, científica, econômica e política. Em paralelo, serão divulgadas pesquisas científicas realizadas por participantes de todo o mundo. Mais de 50 especialistas estrangeiros estão confirmados. Entre eles profissionais da Índia e da China.

Ainda dentro do congresso será realizado o 1º Fórum da Soja Ásia-Mercosul. O Mercosoja é uma realização da Associação da Cadeia de Soja Argentina (ACSOJA). De acordo com o presidente da ACSOJA, Miguel Calvo, "o desafio atual do setor vai além do crescimento da cultura e seus derivados, o desafio é encontrar novos usos e aplicações, e contribuir para que os produtores sejam cada vez mais competitivos no seu dia-a-dia”.

Tags:
Fonte:
AI Aprosoja

0 comentário