MT exporta menos soja mas preço garante saldo positivo

Publicado em 15/09/2011 17:02
A soja em grãos se mantém como o carro chefe das exportações mato-grossenses. Dados da Secretaria de Comércio Exterior, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, apontam que o produto já rendeu ao Estado no acumulado do ano, de janeiro a agosto, US$ 3,6 bilhões, enquanto no mesmo período do ano passado este valor chegou a US$ 3 bilhões. Um aumento de 22,5% na comparação entre os dois períodos.

No entanto, uma olhada mais atenta aos números da balança comercial mato-grossense revela que, apesar do recurso financeiro ser crescente, menos soja foi exportada. De janeiro a agosto deste ano, Mato Grosso vendeu para outros países 7,5 milhões de toneladas, enquanto no mesmo período do ano passado, este volume chegou a 8 milhões de toneladas comercializadas.

A queda nas exportações, mas com saldo positivo na balança comercial é explicada pelos bons preços registrados pela oleaginosa no mercado internacional nos últimos meses. Sem contar, que os produtores mato-grossenses estão cada vez mais vendendo a produção antes mesmo do plantio (venda futura). Com isso, há a garantia de praticar os melhores preços no mercado.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Só Notícias

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário