Procura pelo Soja Plus estimula novas turmas

Publicado em 23/09/2011 14:35
Os educadores do programa Soja Plus retornam a Jaciara e Rondonópolis nas próximas semanas para realizar turmas extras. A demanda foi identificada durante os cursos promovidos na região sul do estado por conta da grande quantidade de produtores interessados. Cada grupo de alunos precisa ter no mínimo 13 e no máximo 15 alunos. O programa Soja Plus tem o objetivo de levar informação aos produtores para garantir a melhoria contínua dos processos de gestão da produção e comercialização da soja.

Entre julho e agosto deste ano foram realizadas 19 oficinas nas quatro regiões do estado para apresentar o programa e identificar as principais necessidades dos produtores para se ajustar à Norma Regulamentadora 31 (NR31), que é a legislação trabalhista rural. “O que percebemos é que há muita carência de informações. Por isso desta vez o curso é voltado para os produtores, mas também podem participar os funcionários que fazem parte da administração da área”, explica a analista de meio ambiente da Aprosoja, Cristiane Neves.

Para 2011 foram agendadas 17 turmas nos diversos núcleos da Aprosoja nas regiões Leste, Oeste, Norte e Sul de Mato Grosso. No entanto, a crescente procura pelos cursos já provocou, até o momento, mais seis novas turmas. O produtor que ainda não fez o curso pode procurar o sindicato rural da sua cidade para se inscrever nas próximas turmas. Elas serão agendadas sempre que houver uma quantidade mínima de interessados. As aulas são ministradas pelos educadores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT).

Soja Plus – é um programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da soja brasileira que pretende capacitar os produtores de soja de Mato Grosso através da aplicação de cinco módulos de gestão das propriedades. A proposta é aplicar cada módulo em um ano. Em 2011, os cursos foram sobre “qualidade de vida no trabalho”, abordando saúde, segurança e relações trabalhistas dos funcionários. Além disso, o programa pretende discutir nos próximos anos “melhores práticas de produção”, “viabilidade financeira e econômica”, “qualidade do produto” e “responsabilidade social”.

O Soja Plus é uma realização da Aprosoja em parceria com a Associação da Indústria de Oleaginosas (Abiove), Associação dos Exportadores de Grãos (Anec), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Instituto para o Agronegócio Responsável (Ares), e parceria do Serviço de Aprendizagem Rural (Senar/MT), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Instituto Algodão Social (IAS).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Aprosoja

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário