China e Europa compram 80% das exportações brasileiras de soja

Publicado em 29/09/2011 13:40 444 exibições
O sector brasileiro da soja deverá exportar este ano grão, óleo e farelo no valor de 23 mil milhões de dólares, muito acima dos 17 mil milhões de dólares registados nas três anteriores campanhas agrícolas, de acordo com estimativas da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove).

Fábio Trigueirinho, secretário executivo da Abiove, disse ao jornal Valor Económico que as previsões têm vindo a ser sistematicamente revistas em alta desde o início do ano tendo até Agosto a receita das exportações atingido 12,5 mil milhões de dólares.

Dos 32,4 milhões de toneladas de soja em grão que o Brasil deverá exportar na presente campanha agrícola (2011/2012), a China comprará quase 70% ou mais de 22 milhões de toneladas, país que, de acordo com Trigueirinho, deverá ter importado do Brasil e da Argentina cerca de metade da soja em grão que adquiriu no trimestre Abril/Junho.

Outro mercado importante para os produtores brasileiros é a Europa que, mesmo enfrentando uma nova crise financeira, não deixou de consumir soja para a produção de carne, tendo adquirido 70% das importações de farelo de soja ao Brasil.

O secretário executivo da Abiove disse ainda que dos 14,2 milhões de toneladas de farelo de soja que o Brasil deverá exportar esta campanha agrícola, quase 10 milhões de toneladas devem ser vendidos à Europa.

“China e Europa respondem por 80% de nossas exportações do sector da soja”, acrescentou Trigueirinho.

Tags:
Fonte:
Macauhub Moçambique

0 comentário