Soja é responsável por sequestro de carbono

Publicado em 11/10/2011 10:59
“As lavouras de soja capturam mais carbono da atmosfera do que as florestas.” A afirmação é do pesquisador da Cooperativa dos Agricultores do Plantio Direto (Cooplantio) Dirceu Gassen, que por mais de 20 anos desenvolveu pesquisas para a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

O estudioso e difusor do plantio direto no país diz que a fotossíntese da soja é mais atuante do que das árvores, já que as florestas estão em equilíbrio – consumindo e soltando gás carbônico. As plantações de soja, ao contrário, estariam apenas consumindo a concentração de carbono.

Gassen garante que a agricultura não é agente poluidor do meio ambiente, mas sim ao contrário, aduzindo que, com a lavoura, todos os anos são produzidas toneladas de biomassa. O pesquisador diz que estudos da Embrapa nesse sentido já existem e que falta maior disseminação dessas informações por parte dos próprios agentes do agronegócio. Ele exemplifica a tese informando que a cada três toneladas de soja colhida, são geradas mais duas t. de palha. “São cinco toneladas de matéria seca por hectare. Então o agricultor está sequestrando 50% desse volume em carbono”.

Para produzir um quilo de carbono, a planta – na fotossíntese – consome 3,66 kg de CO2. “Em um cerrado ou floresta em equilíbrio, as plantas não aumentam a biomassa, porque as folhas caem, apodrecem, se decompõe, mineralizam e outra árvore nasce no lugar. A única forma de sequestrar carbono é tirando biomassa e, isso, a soja ou o milho faz, a floresta não, pois ela está em estado de equilíbrio”.

Dirceu Gassen comenta que, na América do Sul, são mais de 40 milhões de hectares em plantações de soja e que se for multiplicar a quantidade de carbono sequestrada todos os anos, a conta passará a contar – e muito – a favor do agronegócio, quando a questão for preservação ambiental.

“O agricultor vive uma tensão muito grande em termos de instabilidade. O setor precisa divulgar informações que muita gente desconhece. O agricultor é um guardador dos recursos naturais. Nenhuma outra atividade humana pode sequestrar CO2, apenas diminuir a emissão” finaliza o pesquisador, que agora atua como gestor da Área Técnica da Cooplantio.

*Dirceu Gassen é engenheiro agrônomo pela na Universidade de Passo Fundo, mestre em Agronomia, na área de fitossanidade, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e desenvolveu estudos em nível de doutorado na Nova Zelândia, adquirindo habilidades em inglês e dinâmica populacional de fauna de solo. Publicou livros sobre pragas em trigo, insetos subterrâneos, controle biológico, pragas em milho e plantio direto. Desde o início da implantação do plantio direto, na década de 1970, acompanhou atividades da ICI, com Erivelton Roman, na UPF.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Olhar Direto com Ascom Aprosoja

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

4 comentários

  • Joao Antonio Ferreira da Motta Candido Mota - SP

    Muito bom, esta conclusão reafirma o que sempre digo, o maior amigo do meio ambiente, também o que mais depende do equilibrio ambiental é o agricultor. O que vemos na maioria das vezes na grande mídia, são falsos amigos do meio ambiente, atendendo a interesses comerciais internacionais, ganhando muito bem por isso, criminalizando o produtor rural brasileiro. Vamos gritar pra todos os cantos do planeta, os verdadeiros amigos do meio ambiente somos nós, agricultores brasileiros e ainda produzimos alimentos pro mundo e riquezas pro Brasil, chega de injustiça.

    0
  • junior masanobu utida Campo Novo do Parecis - MT

    Brilhante dedução. Tanto é que se prova com o balanço de massas. As lavouras cultivadas e produtivas "exportam" carbono devidamente comprovadas pelos pesos de balança. A "industria a céu aberto" utiliza o CO2 + H2O e o sol para produzir O2 + Alimentos ($), fibras ($) e biocombustíveis ( $). As ferramentas são os equipamentos e solos dentro da porteira, as matérias primas chuva, sol, gás carbônico, adubo, semente etc e os valores são os engenheiros agronomos ( parabéns pelo seu dia hoje). Só que o oxigênio produzido não é mensurado.

    0
  • João Paulo Pegoraro Luís Eduardo Magalhães - BA

    Seria bom difundir mais esses estudos sobre captura de carbono pela soja e outros cultivos, pois, para quem mora nas grandes cidades, os poluidores do meio ambiente somos nós, os agricultores, que além de produzir alimento e preservar as margens dos rios, preservar as áreas de reserva legal, agora, segundo o estudo do pesquisador Dirceu Gassem, capturamos também CO2. Ótima oportunidade para debater essa teoria com os Ecologistas Urbanos.

    0
  • Roberto Carlos Maurer Almirante Tamandaré do Sul - RS

    Sr. João Batista tente entrar em contato com o Senador Luiz Henrique e por favor me levem uma pessoa destas para ser ouvido no Senado e se possível num debate com o Senador Taxi do Mato Grosso.

    0