Soja: Região de Lucas do Rio Verde atinge 40% da área plantada
Com uma área de aproximadamente 240 mil hectares, Lucas do Rio Verde vive boas expectativas para a safra de soja 2011/12. De acordo com informações da Aprosoja-MT, Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso, a região Médio-Norte, que compreende os municípios de Lucas, Nova Mutum, Sinop, Sorriso, entre outros, já alcançou o índice de 40% desde o início oficial da safra no começo do mês. “Os produtores começaram definitivamente a safra 2011/12 na primeira semana de outubro, e com as chuvas vistas na região nos últimos dias, esperamos uma semana bastante promissora”, explica o diretor administrativo da Aprosoja/MT, Carlos Fávaro.
Segundo ele, outra região que também alcançou o mesmo índice é a Oeste. Em todo o Estado já foram plantados, pelo menos, 22% da área prevista.
Diferente da safra passada, que teve um atraso no plantio de soja devido a falta de chuva, este ano a umidade para germinação da oleaginosa está dentro do esperado. “Estamos com o clima favorável, o que anima ainda mais os produtores da região”, comenta Fávaro.
Outro fator que tranquiliza a produção é a venda antecipada, que já é tradição em Mato Grosso. Em Lucas do Rio Verde, o Sindicato Rural estima que aproximadamente 60% da safra futura foi vendida. “Já existe essa venda antecipada na região e tudo tem corrido dentro dos conformes”, diz o presidente do Sindicato, Júlio Cimpak, que falou também sobre a finalização do plantio. “O clima ajudou bastante neste último fim de semana e a previsão é de que até o próximo domingo estejamos finalizando o plantio nas propriedades de Lucas do Rio Verde”, adianta Cimpak.
Dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) indicam que a área plantada em Mato Grosso estará 3,4% maior em relação à safra anterior, se atingir a projeção de 6,62 milhões de hectares. Para a produção estão estimados 21,4 milhões de toneladas.
De todo o Estado, a maior área plantada de soja está na região Médio-Norte com 2,64 milhões de hectares, ou seja, mais de 40% do total mato-grossense.
0 comentário
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira