Soja: Região de Lucas do Rio Verde atinge 40% da área plantada

Publicado em 18/10/2011 09:02
O fator clima e as vendas antecipadas com preços em alta tem animado os produtores rurais de Mato Grosso. As chuvas dos últimos dias, em praticamente todo o Estado, serviram para deixar o clima tranquilo entre os agricultores.

Com uma área de aproximadamente 240 mil hectares, Lucas do Rio Verde vive boas expectativas para a safra de soja 2011/12. De acordo com informações da Aprosoja-MT, Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso, a região Médio-Norte, que compreende os municípios de Lucas, Nova Mutum, Sinop, Sorriso, entre outros, já alcançou o índice de 40% desde o início oficial da safra no começo do mês. “Os produtores começaram definitivamente a safra 2011/12 na primeira semana de outubro, e com as chuvas vistas na região nos últimos dias, esperamos uma semana bastante promissora”, explica o diretor administrativo da Aprosoja/MT, Carlos Fávaro.

Segundo ele, outra região que também alcançou o mesmo índice é a Oeste. Em todo o Estado já foram plantados, pelo menos, 22% da área prevista.

Diferente da safra passada, que teve um atraso no plantio de soja devido a falta de chuva, este ano a umidade para germinação da oleaginosa está dentro do esperado. “Estamos com o clima favorável, o que anima ainda mais os produtores da região”, comenta Fávaro.

Outro fator que tranquiliza a produção é a venda antecipada, que já é tradição em Mato Grosso. Em Lucas do Rio Verde, o Sindicato Rural estima que aproximadamente 60% da safra futura foi vendida. “Já existe essa venda antecipada na região e tudo tem corrido dentro dos conformes”, diz o presidente do Sindicato, Júlio Cimpak, que falou também sobre a finalização do plantio. “O clima ajudou bastante neste último fim de semana e a previsão é de que até o próximo domingo estejamos finalizando o plantio nas propriedades de Lucas do Rio Verde”, adianta Cimpak.

Dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) indicam que a área plantada em Mato Grosso estará 3,4% maior em relação à safra anterior, se atingir a projeção de 6,62 milhões de hectares. Para a produção estão estimados 21,4 milhões de toneladas.

De todo o Estado, a maior área plantada de soja está na região Médio-Norte com 2,64 milhões de hectares, ou seja, mais de 40% do total mato-grossense.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cenário MT

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário