Chicago: Soja continua realização de lucros e opera em baixa

Publicado em 18/10/2011 10:13 e atualizado em 18/10/2011 15:32
A soja encerrou o pregão noturno desta terça-feira com fortes baixas e ampliou suas perdas para a sessão regular. A oleaginosa amargou mais de 20 pontos de queda em seus principais vencimentos, reflexo de uma junção de fatores entre os externos e os pertencentes ao quadro fundamental. No diurno, por volta das 12h45 (horário de Brasília), o recuo era de pouco mais de 17 pontos.

De acordo com analistas, o mercado dá continuidade ao seus movimentos de realizações de lucros, com os agentes optando por devolver partes dos rápidos ganhos  - de aproximadamente US$ 1 por bushel - vistos na semana passada.

Os embolsos ainda são impulsionados pela fragilidade do mercado financeiro, que incentiva os traders a apostarem em ativos mais seguros, deixando as commodities temporariamente de lado, o que deixa claro o aumento da aversão ao risco.

Nesta terça-feira, as bolsas da valores ao redor do mundo e mais os principais indicadores econômicos também têm um dia pesado diante dos números negativos vindos da China - que apresentaram um crescimento econômico mais lento do que o esperado - e do alerta sobre a França feito pela agência Moody's sobre perspectivas negativas para sua nota de crédito.

Fundamentos - Do lado dos fundamentos, o mercado da soja se depara com o forte e expressivo avanço da colheita da safra norte-americana. De acordo com o relatório divulgado ontem pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), o processo teve uma boa evolução e o registrado até o último domingo - 61% das lavouras colhidas -  acabou superando o índice apresentado pela média dos últimos cinco anos.

Por outro lado, os futuros da soja ainda podem se recuperar, pois, segundo analistas, o quadro de oferta permanece bastante apertado ante à rumores e sinais de retomada de uma demanda bastante aquecida pelo grão norte-americano. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário