Sojicultores antecipam venda da safra para garantir preço

Publicado em 21/10/2011 07:06 633 exibições
Mesmo com o plantio da soja ainda em andamento nas principais regiões produtoras do País, o grande volume de vendas antecipadas do produto reflete o otimismo para a safra 2011/2012 da oleaginosa. A fim de garantir preços mais altos e não depender da relação de oferta e demanda, alguns estados já registraram comercialização superior a 50%, de uma safra que nem ao menos foi plantada completamente.

Com a perspectiva de plantar a mesma área de soja da safra anterior, o Estado do Paraná ainda se mostra conservador em suas projeções sobre a produtividade média de suas lavouras para esta safra. "Este ano, o estado retomará as áreas de milho, perdida nos últimos três anos. Com isso a área de soja acaba ficando do mesmo tamanho", comentou Magorete Demarchi, engenheira agrônoma do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab).

Na safra 2011/2012 a expectativa é de plantar 4,43 milhões de hectares, ante os 4,48 milhões registrados no ano passado. Já a perspectiva da produção de soja paranaense é de uma queda de 7%, passando de 15,31 milhões de toneladas da safra passada para 14,22 milhões neste ano. "Na colheita anterior o clima foi excelente, fato que gerou recorde da produtividade, e recorde de nossa produção também", contou Margorete ao DCI.

Confira a íntegra da notícia no DCI

Tags:
Fonte:
DCI

0 comentário