Embarques de soja do Brasil para a China superam os dos EUA
As vendas brasileiras foram de 16,46 milhões de toneladas, enquanto as norte-americanas foram de 15,74 milhões de toneladas. As informações são da Administração Alfandegária da China.
Só no mês passado, o Brasil exportou para a nação asiática 2,56 milhões de toneladas de soja, um volume 14,8% maior do o vendido no mesmo mês em 2010. Enquanto isso, as exportações dos EUA foram de 285,9 mil toneladas, já que sua nova safra está apenas no começo.
Juntos, Brasil e Estados Unidos - os principais fornecedores do produto para a China - responderam por, aproximadamente, 85% das importações chinesas.
Em alguns períodos, os brasileiros superam os americanos nas exportações por conta das épocas da safra. Em setembro, por exemplo, os EUA estavam no pico da entressafra e com baixos estoques. O Brasil, no mesmo momento, ainda tinha produto para exportar.
China deve aumentar em 15% importações da soja sul-americana
Na semana passada, a China divulgou números de redução de quatro décimos em sua economia neste terceiro trimestre de 2011, em relação ao trimestre anterior. Apesar de ainda estar na casa dos 9%, o número sinaliza um possível desaquecimento na demanda no país asiático. No entanto, mesmo com dados de retração na economia chinesa, o país deve aumentar em 15% as importações da soja brasileira e argentina, a previsão foi divulgada no último dia 19 pela consultoria alemã Oil World.
Para o presidente da Aprosoja, Glauber Silveira, a expectativa quanto à China segue positiva, pois o mercado interno chinês é item de primeira necessidade e, por isso, não deve sofrer desabastecimento.
Ainda de acordo com Silveira, o chinês prima por qualidade e a oleaginosa brasileira se destaca frente à americana nesse aspecto. “O percentual de proteína e de óleo da soja do Brasil é até 10% maior que a soja dos EUA. A melhor soja americana é igual à nossa pior”, enfatiza o representante da Aprosoja.
Em novembro, a Aprosoja volta à China. Dessa vez, em busca de soluções em investimentos para a logística brasileira.