Grãos: Preços tentando buscar novamente a firmeza no mercado internacional

Publicado em 04/11/2011 13:35 e atualizado em 04/11/2011 14:22 707 exibições
Por Liones Severo.
O desempenho dos preços agrícolas no mercado de Chicago seguiram o desempenho histórico para o início do mês de novembro, com a retomada de tentativas de firmeza para todos os preços das commodities agrícolas.
 
A crise na Zona do Euro deixou muitas marcas em todos os mercados globais, com a desimbolização de investidores de todos os ativos reais, agrícolas e financeiros.
 
Também os consumidores finais reduziram drasticamente suas atividades, esperando por notícias mais consistentes sobre as soluções das dívidas soberanas dos países da Zona do Euro. É perfeitamente natural que os compradores trans-nacionais realizem uma diminuição de suas atividades por um tempo, o que certamente oferece uma "calmaria" nas negociações de mercadorias, principalmente agrícolas ou nas commodities de maior expressão
na atividade global.
 
Basicamente as soft commodities, cujo nome se apropria pela exigência suprema para a sobrevivência humana, são classificadas por importância da atividade decisiva de suas aplicações : 1) Petróleo - carateriza seu desempenho pelas medidas de tempo e espaço.

2) Soja - carateriza seu desempenho pela alimentação.

3) Algodão - caracteriza seu desempenho pelo vestuário.
 
Portanto, são as commodities agricolas básicas do consumo mais importantes que as hard commodities, que são basicamente metais (cuja atuação está mais caracterizada pelos desempenhos das economias ou movimentos financeiros globais).
 
A soja é a proteína de maior escala na produção de alimentos. Tambem é decisiva para a produção de óleos comestíveis e ainda para a produção de energia limpa (biodiesel). A soja, além de sua aplicabilidade, é também o ativo financeiro agrícola de maior expressão para investidores em contratos de futuros em bolsas de mercadorias, que as representa.
 
Portanto, a importancia do mercado de soja e como deriva sua formação de preço, exige um complexo conhecimento de sua aplicabilidade e importanciaem todos os cenários mundiais. A capacidade de produção e/ou suprimento mundial  precisa ser medida em todos os momentos com acompanhamento das safras americana, brasileira e argentina, países que dominam o cenário
mundial para o abastecimento de soja e derivados, a nível mundial.

Tags:
Fonte:
Liones Severo

0 comentário