Rabobank estima superávit na produção mundial de açúcar e preços recuam em NY

Publicado em 07/12/2011 15:10
O balanço entre oferta e demanda mundial na safra mundial 2011/12 de açúcar deve resultar em um superávit de 6 milhões de toneladas. A estimativa é do Rabobank, banco focado no agronegócio, e surge com as expectativas de aumento de produção na Rússia, na União Europeia e na Índia.

A produção indiana deverá totalizar, de acordo com o banco, entre 25 e 25,5 milhões de toneladas nesta temporada. Enquanto isso, a produção da União Européia é estimada em 18 milhões de toneladas no ciclo 2011/12, acréscimo de 2 milhões ante a temporada
anterior.

Diante dessas expressivas altas das safras em importantes países produtores, o Rabobank ainda fez um alerta.  "Se as Safras da UE, Rússia, India e Tailândia atingissem o limite superior das expectativas atuais, a quantia disponível para exportação em 2011/12 provavelmente excederia as projeções atuais e poderá pressionar os preços", informou o relatório do banco.

Além disso, o Rabobank ainda lembra que a influência da situação incerta do cenário macroeconômico poderia se agravar diante de informações como essas, trazendo mais volatilidade ao mercado e até mesmo mais pressão aos preços.

Nova York - Nesta quarta-feira, os futuros do açúcar negociados na Bolsa de Nova York operam no vermelho. Os preços recuam seguindo o desempenho negativos de demais commodities agrícolas e também de índices acionários ao redor do mundo.

Analistas afirmam que os fundos de investimentos seguem liquidando suas posições entre ativos de risco, pesando sobre os mercados agrícolas diante da situação de incerteza no sistema financeiro.

No entanto, entre os fundamentos, esses números divulgados nesta quarta-feira pelo Rabobank também mexem com o mercado e agem como catalisadores das perdas vistas em NY hoje. Às 16h (horário de Brasília), o vencimento março/12 operava a 23,14 centavos de dólar por libra-peso, perdendo 104 pontos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário