Cana-de-açúcar: Combinação de chuva e sol nos próximos dez dias deve favorecer lavouras do centro-sul

Publicado em 30/01/2012 10:30 442 exibições
A combinação de sol e chuva prevista para o centro- sul do Brasil nos próximos dez dias deve favorecer as lavouras de cana-de –açúcar da região.  De acordo com as previsões da Somar Meteorologia,  a oscilação climática trará benefícios para  a safra da maior região produtora do país ,  já que a condição de chuva seguida de sol deve elevar o intervalo fotossintético e resultar no crescimento das plantas.

Apesar das boas perspectivas para a evolução das lavouras, muitos canaviais de São Paulo, Minas Gerais e Goiás já apresentam baixo índice de desenvolvimento. As taxas de radiação solar são escassas para realização da fotossíntese, o que pode resultar um déficit de produtividade, de acordo com a Somar.

"Essas condições são similares às registradas no primeiro semestre de 2011 e acabou em uma forte queda na produção do centro-sul", disse a Somar.

Além de más condições climáticas, a queda de produção da temporada 2011/12 registrada no centro-sul também é resultado da falta de investimento na renovação dos canaviais da região, que é responsável por 90% da safra brasileira.

A colheita da safra do centro-sul deverá atingir até 560 milhões de toneladas na temporada 2012/13 diante das 492 milhões de toneladas na temporada anterior.

Com informações da Reuters.

Por:
Marília Pozzer
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário