Cana-de-Açúcar: Clima seco prejudica produção brasileira e pode reduzir safra 12/12

Publicado em 26/03/2012 09:59
A falta de chuvas nos principais estados brasileiros produtores de cana-de-açúcar já começa a preocupar e a provocar reduções nas expectativas iniciais para a safra 2012/13. Como noticiou o Valor Econômico nesta segunda-feira (26), a escassez das precipitações de verão, que geralmente são abundantes, vem comprometendo o desenvolvimento das lavouras. 

Em Ribeirão Preto, enquanto a média de chuvas é de 211 mm, choveu apenas 89 mm. Em março, as precipitações somaram apenas 38 mm frente a uma média histórica de 155 mm, e para abril, as previsões são de que o clima seco continue. A região de Araçatuba também preocupa e foi a que mais sofreu com intempéries climáticas no ano passado. 

Na região Centro-Sul, principal produtora do país, as primeiras estimativas já foram reduzidas de 540 milhões para 520 milhões de toneladas. "Há quem aposte que pode ficar mais próximo dos 490 milhões processados no ciclo 2011/12", informou o Valor.

Por conta desse clima adverso, o presidente da Orplana (Organização dos Produtores de Cana do Centro-Sul), Ismael Perina, os produtores paulistas acreditam que colherão cerca de 80 milhões de toneladas, o mesmo volume do ano passado. 

"Era certo que não conseguiríamos voltar para 100 milhões, como há dois anos. Mas também estávamos mais confiantes de que seria maior que 80 milhões, devido aos investimentos feitos no canavial", diz. 

Com informações do Valor Econômico. 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário