Produtores de cana e etanol tiveram prejuízo na safra 2011/2012

Publicado em 23/10/2012 07:39
É o que mostra estudo encomendado pela CNA ao Pecege/ESALQ, que apontou margem negativa nas regiões tradicionais do Centro-Sul e no Nordeste.
Os fornecedores de cana-de-açúcar e as usinas de etanol tiveram margens de lucro negativas na safra 2011/2012, diante da perda de produtividade ocasionada por fatores como problemas climáticos, falta de investimentos na renovação dos canaviais e no uso de tecnologia e ampliação dos custos de produção. Este cenário ocorreu principalmente nas regiões tradicionais da atividade canavieira do Centro-Sul do País, como São Paulo e Paraná, e em alguns Estados do Nordeste, como Alagoas, Paraíba e Pernambuco. Foi o que apontou o relatório “Custos de Produção de Cana-de-açúcar, Açúcar e Etanol”, elaborado por técnicos do Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (Pecege), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP), para a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

O levantamento foi feito em nove Estados, que representam um terço da produção nacional de cana-de-açúcar. Além do Centro-Sul tradicional e da região Nordeste, o estudo contemplou, também, as regiões de expansão do Centro-Sul, que ganharam destaque na cultura nos últimos anos, como Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Segundo o relatório, apenas estas localidades tiveram suas receitas superiores aos custos. Na região tradicional, a margem foi de -16% na produção de cana e de – 3,8% no etanol hidratado. No Nordeste, a margem foi negativa em 15% na atividade canavieira, enquanto as usinas de etanol hidratado tiveram prejuízo de 10,2%. O documento mostra, ainda, o comportamento da produção de açúcar na safra passada nas três regiões.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Canal do Produtor

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário