Processamento de cana-de-açúcar cresce 12% na atual safra

Publicado em 12/02/2014 16:18

O volume de cana-de-açúcar processado pelas unidades produtoras do Centro-Sul atingiu 596,2 milhões de toneladas até o final do mês de janeiro, 12,01% maior em comparação ao acumulado até o mesmo período da safra anterior (532,2 milhões de toneladas). A safra tem início em abril e termina em março do ano seguinte. Os dados, divulgados hoje (12), são da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica).

A produção de etanol hidratado (usado pelos carros flex) foi de 14,4 bilhões de litros (15,9% acima da safra anterior), e de 11,03 bilhões de litros de anidro, um crescimento de 24,5%. Já produção de açúcar chegou a 34,2 milhões de toneladas, 0,57% superior ao resultado, até o mesmo período, da safra anterior.

Apesar de a produção do açúcar não ter caído, a Unica mostrou preocupação com a possibilidade de a Índia, segundo maior produtor de açúcar do mundo, aumentar os subsídios para a exportação do produto.

“Ao subsidiar exportações, a Índia reduz estoques domésticos e ajuda seus produtores ao sustentar os preços internos em patamares acima dos praticados no mercado internacional. Isso obriga produtores de países como Tailândia, Austrália, Colômbia, Guatemala e o Brasil a reduzir sua produção e ajustar a oferta internacional nas próximas safras, ou, amargar ainda mais prejuízos em função dos preços, já altamente deprimidos”, disse a entidade, em nota.

Em 2013, o açúcar foi o quinto item na pauta brasileira de exportações, gerando US$ 12 bilhões em divisas para o país.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Agência Brasil

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário