Subvenção da cana e do etanol: Dilma Rousseff só assinará decreto após aval dos novos ministros

Publicado em 08/01/2015 09:54

Apesar dos antigos ministros Neri Geller (Agricultura) e Guido Mantega (Fazenda) terem chancelado o decreto para regulamentar as leis 12.999 e 13.000 (subvenção da cana e do etanol respectivamente), a presidente Dilma Rousseff só o assinará após os novos gestores das respectivas pastas derem aval positivo. Com isso, a União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida) continua aguardando a liberação da subvenção da safra 2012/13 para 30 mil agricultores. Isso porque a entidade precisará se articular novamente nos ministérios responsáveis, para obter a aprovação dos agora ministros Kátia Abreu (Agricultura) e Joaquim Levy (Fazenda). Nesta quinta-feira (8), dirigentes da Unida já estarão no Ministério da Agricultura, a fim de sensibilizar a chefe da pasta para assinar a demanda pendente há bastante tempo. 

“Ontem conversamos com uma importante integrante da pasta e explicamos sobre do que trata o decreto, que, além de atender as leis 12.999 e 13.000, ambas de julho de 2014, atende a MP 666/14 onde libera R$ 622 milhões para o pagamento dos subsídios”, diz Alexandre Andrade Lima, presidente da Unida. Após os esclarecimentos, o dirigente conta que a representante do governo garantiu que irá solicitar à ministra Kátia Abreu a assinatura do documento rapidamente.
 
O passo seguinte, após a aprovação da ministra, é sensibilizar o novo ministro da Fazenda, Joaquim Levy. Apesar de se mostrar bem rígido no controle de gastos, a Unida acredita que não terá problemas com o gestor, uma vez que a fonte de recurso para o pagamento das subvenções da cana e do etanol constam na MP 666, publicada em 2014. “Somente depois da aprovação de Abreu e Levy, que a presidente Dilma Rousseff assinará do decreto regulamentando as respectivas leis, para começar os pagamentos dos benefícios”, conta Lima dizendo que tal informação só recebeu ontem durante reunião na Casa Civil.      

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Unida

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário