Queda do petróleo traz risco para produtores de etanol do Brasil, diz Fitch

Publicado em 08/01/2015 16:05

LOGO REUTERS (16408)

(Reuters) - A queda dos preços do petróleo para mínimas em vários anos aumentou o risco da indústria de açúcar e etanol do Brasil, apontou a agência de classificação de risco Fitch nesta quinta-feira.

Para a agência, os preços do etanol não devem ser elevados em 2015, considerando a conjuntura do mercado de gasolina, e as usinas terão que enfrentar os preços do açúcar deprimidos, com aumentos de custos.

A queda dos preços de barril de óleo, segundo a avaliação da agência, reduziu a pressão sobre a Petrobras para aumentar os preços da gasolina.

Para a Fitch, os produtores de açúcar e etanol precisariam aumentar os preços de etanol para compensar a baixa dos valores do açúcar, mas isso apenas seria possível se os preços da gasolina na bomba também fossem elevados, o que não é esperado, diante da derrocada do petróleo.

A forte desvalorização dos preços internacionais do petróleo permite que a Petrobras, pela primeira vez em anos, venda combustíveis por preços mais altos do que no exterior.

"Isso elimina as perdas da empresa causadas pela venda de gasolina e diesel a preços abaixo do mercado [nos anos anteriores]", disse a Fitch.

Segundo a agência, a Petrobras tem sido relutante em alinhar os preços domésticos da gasolina com as cotações internacionais.

Isso porque precisa realizar investimentos bilionários e vive momento conturbado, com diversas acusações de envolvimento com suposto esquema de corrupção que levaram a empresa a atrasar a publicação dos resultados do terceiro trimestre.

A Fitch também afirmou que o fato de combustíveis serem atualmente vendidos a valores mais altos do que no exterior não deverá propiciar o surgimento de concorrentes da Petrobras na importação de combustíveis no curto prazo.

Isso porque o país enfrenta gargalos de logística e o enfraquecimento contínuo do real frente ao dólar.

Alguns analistas que acompanham a Petrobras chegaram a discutir a possibilidade de a estatal reduzir preços de combustíveis para evitar a concorrência, mas alguns deles consideraram a possibilidade improvável no atual cenário.

Chegou-se a especular ainda a possibilidade da redução dos preços como oportunidade para o retorno da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), o que não traria impacto nas bombas para os combustíveis fósseis.

"A reintrodução da Cide, um imposto sobre a gasolina, poderia compensar o impacto dos preços mais baixos da gasolina na refinaria e aumentar a competitividade do etanol na bomba", ressaltou a Fitch.

"Os incentivos governamentais são necessárias para ajudar o setor (de etanol)", disse a Fitch, que espera algum alívio aos produtores com o esperado aumento da mistura obrigatória de etanol anidro na gasolina para 27,5 por cento, de 25 por cento.

(Por Marta Nogueira)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário