Raízen anuncia suspensão de atividades em usina por 2 anos por escassez de cana

SÃO PAULO (Reuters) - A Raízen, maior produtora de açúcar e etanol do Brasil, informou nesta quinta-feira que suspenderá as atividades da usina Bom Retiro, no interior paulista, por dois anos, devido à escassez de cana-de-açúcar para moagem, em meio ao tempo seco que prejudicou o desenvolvimento das lavouras desde 2014.
A companhia, uma joint venture da Cosan com a Shell, informou por meio de sua assessoria de imprensa que as usinas da empresa próximas à Bom Retiro vão processar a cana que seria moída na usina.
Segundo a assessoria, a suspensão das atividades na Bom Retiro ocorre "majoritariamente" pela escassez de matéria-prima, uma vez que não seria viável manter a usina funcionando, especialmente em um ambiente em que os preços do açúcar estão deprimidos.
Com a suspensão das atividades, 250 funcionários da Bom Retiro foram demitidos. Os outros 506 funcionários que atuavam na unidade serão realocados para outras usinas da Raízen.
A empresa destacou que, por se tratar de suspensão das operações da usina, e não fechamento, não há necessidade de se realizar baixa nos ativos, não havendo impacto no balanço financeiro da companhia.
A Raízen conta com 24 usinas de cana, com produção anual de cerca de 2 bilhões de litros de etanol, 4,5 milhões de toneladas de açúcar, gerando ainda mais de 900 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana, informou a empresa recentemente.
Nas próximas duas safras, vai operar com 23.
A ação da Cosan subia mais de 5 por cento perto do fechamento, enquanto o Ibovespa tinha alta de quase 1 por cento.
(Por Roberto Samora)
0 comentário
Açúcar cai com movimento técnico nesta 6ª feira (26) mas fecha semana com ganhos acima de 2%
Moagem de cana diminui no Norte e Nordeste mas produção de etanol anidro segue em alta
Mercado do açúcar recua em sessão de ajustes, mas mantém radar nos fundamentos
Preços do açúcar fecham em alta após consultoria projetar queda de produção no Brasil
Após um ano de impasse, Consecana/SP se mantém no centro das atenções do setor canavieiro
Mercado do açúcar avança com cobertura de posições e volta ao patamar de 15 cents em NY