Consultoria eleva produção de cana na safra 2016/17 do centro-sul

Publicado em 06/11/2015 11:04

A safra de cana 2016/17 do centro-sul deverá crescer entre 2,5% a 5% na comparação com esta temporada, estimou nesta sexta-feira (06) a consultoria Agroconsult. De acordo com a projeção a região deve produzir entre 615 milhões a 630 milhões de toneladas, contra os 600 milhões de toneladas na safra atual.

Essa melhora na projeção é reflexo de uma perspectiva positiva para o clima na próxima safra. De acordo com o sócio analista da consultoria, Fábio Meneghin "esse é o melhor inicio de safra desde 2010 segundo os índices de vegetação que estão 13% acima que em 2015. Mas é importante destacar que isso não quer dizer que vamos ter uma produtividade também de 13% a mais", explica.

Com esse aumento na moagem, a produção de açúcar deve variar entre 32,9 e 33,7 milhões dede toneladas, já o etanol poderá ficar entre 27,8 a 28,5 bilhões de litros, crescendo 3,6% a 6,2% respectivamente.

Segundo as projeções, o mix de produção continuará alcooleiro consumindo 57,9% da produção, e o açúcar decrescendo de 42,4% para 42,1%. Ainda assim, Meneghin afirma que poderemos ter uma correção no percentual já que as estimativas apontam maior rendimento do açúcar na próxima safra, mesmo assim o analista não considera uma inversão do mix de produção.

Margem de Lucro Cana - Estimativa Agroconsult

A margem bruta dos produtos será maior no açúcar em função dos custos de produção que para o etanol serão mais elevados. "Os preços médios do açúcar, em reais, serão melhores. Hoje já temos uma referência de US$ 14,50 a US$ 15 cents/lb", destaca Meneghin.

A estimativa também prevê que o ATR (Açúcar Total Recuperável) irá se recuperar no próximo ano (134,5), já que temos uma perspectiva positiva para o clima. Na temporada atual o percentual do ATR foi prejudicado pelo excesso de chuvas, sendo considerado um dos piores níveis desde 2007.

Além disso, Meneghin ressalta que, mesmo sem um valor concreto, as vendas da próxima safra estão acontecendo e se intensificaram no último mês.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário