Unica responde investigação da China; diz que não há base para restringir açúcar do Brasil

Publicado em 14/10/2016 12:56

LOGO REUTERS 2.0

SÃO PAULO (Reuters) - A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) disse que não vê embasamento para uma investigação pelo governo chinês a respeito de importações de açúcar, segundo um comunicado desta sexta-feira.

A Unica disse que enviou respostas iniciais ao Ministério de Comércio da China em 12 de outubro, argumentando que não há justificativas para que o país asiático eventualmente aplique salvaguardas ao açúcar brasileiro.

"Com base na análise do volume e do valor exportado, não está configurado incremento nas exportações para a China nem danos à indústria doméstica (da China)", afirmou a Unica em nota.

A associação da indústria do centro-sul do Brasil, maior exportador global de açúcar, disse que avaliou indicadores como salários e níveis de produtividade na indústria chinesa de açúcar e não encontrou um impacto negativo como resultado das importações do adoçante do Brasil.

A China, maior importador global de açúcar, lançou uma investigação sobre as importações do produto de todas as origens no último mês após reclamações de sua indústria local.

O país avalia se exportadores de açúcar como Brasil, a Tailândia e a Austrália respeitam as regras de comércio internacional e não usam o governo para impulsionar os embarques.

O Brasil é também o maior produtor mundial de açúcar, e a Unica está preocupada sobre possíveis salvaguardas pela China, seu maior mercado de exportação.

(Por Marcelo Teixeira)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário