Produção de açúcar no centro-sul soma 20 mil t na 2ª quinzena de fevereiro, diz Unica

SÃO PAULO (Reuters) - A moagem de cana do centro-sul do Brasil deve começar a acelerar em março, já em preparação para o início oficial da nova safra, em 1º de abril, e permitir que a temporada 2016/17 termine com um volume processado de 605 milhões de toneladas, estimou nesta sexta-feira a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica).
A Unica registrou um processamento de 1 milhão de toneladas na segunda quinzena de fevereiro, atingindo um acumulado nos 11 primeiros meses da temporada de 595,8 milhões de toneladas. Para atingir a previsão, a moagem média das duas quinzenas de março deveria ser de aproximadamente 4,6 milhões de toneladas.
"Para a primeira quinzena de março o volume processado de cana deve sofrer influências de condições climáticas adversas a colheita, mas nos 15 dias finais do mês, indica um clima mais favorável mantendo a previsão de que a moagem final atinja 605 milhões de toneladas", disse a Unica, em um relatório.
No início da temporada, em abril de 2016, a Unica projetou moagem no intervalo de 605 milhões a 630 milhões de toneladas. Posteriormente, em novembro, chegou a dizer que o volume ficaria abaixo do limite inferior da previsão, devido a um clima menos favorável aos canaviais.
Na temporada entre abril de 2015 e março de 2016, o centro-sul produziu 617,7 milhões de toneladas de cana, maior volume da história.
Os primeiros meses do ano são de entressafra no centro-sul, devido ao clima mais chuvoso, que impede a moagem e por manutenção de maquinário. Mas algumas usinas já começam a reativar as equipes no mês de março.
A Unica registrou 11 usinas em atividade no centro-sul na segunda metade de fevereiro, sendo que três unidades estavam retomando atividades.
"Para próxima quinzena (primeira de março), a perspectiva é de que mais 35 usinas retomem o processamento", disse a entidade, em seu relatório.
AÇÚCAR E ETANOL
A produção de açúcar totalizou 19,63 mil toneladas na segunda metade de fevereiro, ante cerca de 9 mil na quinzena anterior e 13 mil um ano antes.
Já o volume produzido de etanol atingiu 68,11 milhões de litros, ante 64 milhões na primeira quinzena de fevereiro e 70 milhões um ano antes.
Com esse resultado, a produção acumulada de açúcar alcançou 35,29 milhões de toneladas na temporada, enquanto a fabricação de etanol totalizou 25,16 bilhões de litros.
(Por Gustavo Bonato)
0 comentário
Açúcar cai com movimento técnico nesta 6ª feira (26) mas fecha semana com ganhos acima de 2%
Moagem de cana diminui no Norte e Nordeste mas produção de etanol anidro segue em alta
Mercado do açúcar recua em sessão de ajustes, mas mantém radar nos fundamentos
Preços do açúcar fecham em alta após consultoria projetar queda de produção no Brasil
Após um ano de impasse, Consecana/SP se mantém no centro das atenções do setor canavieiro
Mercado do açúcar avança com cobertura de posições e volta ao patamar de 15 cents em NY