Queda brusca da produção de açúcar bateu em NY, mas mercado vê mesmo estrago à frente na produtividade e no ATR

Publicado em 24/05/2018 17:19

LOGO nalogo

Os quase 10% de queda na produção de açúcar na primeira quinzena de maio no Centro-Sul brasileiro deu uma batinha no ICE Futures, de Nova York, mas os fundamentos que pesaram nesta quinta-feira (24) são os mesmos que marcaram as últimas altas e que trouxeram de volta à casa dos 12 c/lp os contratos de julho e outubro. A seca que promete quase duas semanas à frente (se a meteorologia não errar), arrastando menor produtividade e derrubando o ATR pela qualidade da cana que vai vir junto.

Maurício Muruci, da Safras & Mercado, joga a médio prazo os intervalos de 13.50 e 14 c/lp. "Desde a última semana de março a situação do clima é vista pelos mapas meteorológicos e o NOAA (Estados Unidos) não vê possibilidades de chuvas até ofim da primeira semana de junho", destacou o analista. 

Ao tomar conhecimento do relatório da União das Indústrias de Cana de Açúcar (Unica) – 1,91 milhão/t  contra 2,12 dos primeiros 15 dias de maio de 2017 -, o mercado hoje até pressionou os dois próximos vencimentos para as máximas de 12.62 e 12.91 (julho e outubro) que perderam força, fechando em 12.38 e 12.70. Ambos próximos da linha d’água, em mais 3 pontos e menos 2.

Além de Muruci, Eduardo Sia, da Sucden Brasil, compartilha que o peso dos dados da Unica foi relativizado na bolsa de soft commodities dos Estados Unidos – e, que, sim, o futuro ao clima pertence. Aliás, quase não se tem mais dúvida sobre isso.

Sia, contudo, ainda viu algum movimento de cobertura de venda a termo – short covering, do jargão anglicano quando um trader compra títulos para cobrir posição vendida aberta, ou seja, ele fecha a posição comprando o mesmo número e tipo de ação que estava descoberto.

O rally de alta deverá continuar seguindo o ritmo de uma safra acelerada de baixa, e o ATR barrigando da alta apontada hoje pela Única (+4,30%) que vai fazer o contrato de outubro virar driver antes do tempo. E podendo atenuar a entrada mais forte no circuito, precificando, o novo – e outro - ciclo de alta que se inicia na Ásia.

A greve dos caminhoneiros continua. Mais uns dias de "carrego" pode entrar em cena também.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Giovanni Lorenzon
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário