São Martinho vê safra de cana no centro-sul terminando mais cedo, em outubro

Publicado em 14/08/2018 16:22

LOGO REUTERS

Por José Roberto Gomes

SÃO PAULO (Reuters) - A safra de cana 2018/19 no centro-sul do Brasil deve terminar mais cedo do que de costume, em outubro, com os preços do etanol no mercado doméstico reagindo após o encerramento da moagem, avaliou nesta terça-feira o diretor financeiro e de Relações com Investidores do Grupo São Martinho, Felipe Vicchiato.

"A safra deve acabar em meados de outubro, dado o tempo seco, e a quebra (de produção) deve ser superior ao estimado. A São Martinho não vê uma safra muito maior que 550 milhões de toneladas no centro-sul", destacou ele durante teleconferência com analistas sobre o resultado trimestral da companhia.

Principal região produtora de cana do mundo, o centro-sul do Brasil foi impactado pela estiagem entre abril e junho, período equivalente ao primeiro trimestre da atual temporada. Se por um lado a falta de chuvas contribuiu para o avanço da colheita, por outro afetou o rendimento agrícola dos canaviais, o que levou diversas consultorias a revisar para baixo suas projeções de processamento.

Conforme Vicchiato, o encerramento precoce da moagem resultará em uma entressafra mais longa, com os preços do etanol se valorizando já a partir de outubro. A empresa, que realizou vendas de etanol com preços de 1.727 reais por metro cúbico entre abril e junho, prevê no fechado da temporada vender a uma média de 1.830 a 1.850 reais por metro cúbico.

"Esperamos que esse preço fique nesse patamar nos próximos meses. O preço deve começar a melhorar quando acabar a safra, em meados de outubro", comentou o diretor do Grupo São Martinho, que adotou a estratégia de guardar estoques de etanol para vender no segundo semestre, quando as cotações começarem a reagir --mais de 60 por cento da produção deve ser comercializada nos próximos meses.

Tal estratégia, combinada com produção e preços menores de açúcar, levaram o lucro da companhia, que tem quatro usinas em São Paulo e Goiás, a cair 11 por cento no primeiro trimestre do ciclo.

Vicchiato disse que a companhia espera, a depender da performance, adotar uma política mais agressiva de dividendos no final da safra.

(Por José Roberto Gomes)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário