Moagem de cana no centro-sul volta a cair com chuvas e menor oferta, diz Unica

Publicado em 24/10/2018 11:43

LOGO REUTERS

Por José Roberto Gomes

SÃO PAULO (Reuters) - A moagem de cana no centro-sul do Brasil, principal região canavieira do mundo, voltou a cair com força na primeira metade de outubro, conforme chuvas em excesso e menos usinas em operação reduzem as atividades no campo, informou nesta quarta-feira a associação da indústria Unica.

O encerramento precoce da safra 2018/19 já era considerado pelo setor em razão da menor disponibilidade de matéria-prima para processamento.

Na primeira quinzena deste mês, a moagem foi de 25,6 milhões de toneladas, recuo de 21,3 por cento na comparação anual, disse a União da Indústria de Cana-de-açúcar. Na última metade de setembro, o volume havia sido de 27,6 milhões de toneladas.

"A retração observada decorre, em grande medida, da maior precipitação pluviométrica nas regiões produtoras do centro-sul durante o mês, além da redução do ritmo de processamento diário em várias unidades com oferta reduzida de cana nesse ciclo", afirmou em nota o diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues, destacando que a queda na moagem está praticamente concentrada em São Paulo e Paraná.

Conforme a Unica, até 16 de outubro 15 unidades encerraram a safra 2018/19 e mais 64 devem interromper as operações na próxima quinzena, disse a Unica.

No acumulado da safra, as usinas da região processaram 483,6 milhões de toneladas, queda de 3,5 por cento na comparação com o total moído na mesma época da safra anterior. Em geral, analistas preveem uma moagem total de cerca de 560 milhões de toneladas para a temporada 2018/19.

PRODUÇÃO

As usinas do centro-sul seguem focadas na produção de etanol, dada a maior rentabilidade ante o açúcar. Na primeira quinzena de outubro, apenas 32 por cento da oferta de matéria-prima foi para o adoçante.

Assim, foi fabricado 1,1 milhão de toneladas de açúcar no período, queda de 44 por cento ante igual período do ano passado. A produção de etanol somou 1,5 bilhão de litros (-6,6 por cento), refletindo a menor quantidade de cana para moagem.

Para o diretor da Unica, "a retração na fabricação de açúcar registrada nessa safra foi possível, entre outros fatores, porque 17 usinas com fábrica de açúcar optaram por não fabricar o produto no ciclo 2018/19". Isso fez com que as unidades que só estão produzindo etanol passassem a representar cerca de 19 por cento da moagem neste ano, contra apenas 14,43 na média de 2017/18, explicou ele.

A entidade destacou ainda que o volume total de etanol comercializado pelas unidades do centro-sul somou 1,35 bilhão de litros na primeira quinzena de outubro, crescimento de 27,2 por cento na comparação anual.

O crescimento deve-se, mais uma vez, à manutenção da competividade do etanol hidratado frente à gasolina no mercado doméstico. Suas vendas internas alcançaram 946,30 milhões de litros nos primeiros quinze dias de outubro (+42,75 por cento).

Para Padua, "o volume comercializado na primeira quinzena de outubro só não foi maior devido ao aumento na oferta de etanol hidratado na região Norte-Nordeste, que já no mês de setembro direcionou mais de 100 milhões de litros ao mercado interno".

(Por José Roberto Gomes)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário