Efeito Fethab: Taxação do etanol leva americanos a suspenderem 6 novas usinas em MT
Empresários americanos decidiram suspender projetos de seis novas usinas de etanol de milho em Mato Grosso por causa do aumento da taxação sobre o produto dentro do novo Fethab, proposto no início do ano pelo governador Mauro Mendes, aprovado pelos deputados e já em vigor.
Só vão prosseguir com a unidade de Sorriso cujas obras faltam cerca de 40% para serem concluídas. As demais plantas ficam suspensas.
Na prática, os americanos deixam de investir aproximadamente R$ 5 bilhões nas usinas em solo mato-grossense e, por consequência, interrompendo perspectivas de gerar dois mil empregos diretos.
A notícia foi retransmitida pelo empresário Marino Franz, que tem dois sócios americanos na FS Bioenergia (FS Agrisolutions Indústria de Combustíveis), instalada desde agosto de 2017 em Lucas do Rio Verde.
O deputado e ex-secretário de Indústria do Estado, Carlos Avalone, fez um comentário, em tom de alerta sobre a suspensão desses investimentos no grupo de WhatsApp da diretoria da Federação das Indústrias (Fiemt) - confira reprodução ao lado.
Segundo ele, a frustração dos investidores veio com o aumento de impostos para o etanol feito à base de milho, dentro do novo Fethab.
Aliás, o empresariado do agronegócio entende que o momento é de reconhecimento ao setor mais importante para a economia do país e não de aumentar a carga tributária.
2 comentários
Açúcar cai com movimento técnico nesta 6ª feira (26) mas fecha semana com ganhos acima de 2%
Moagem de cana diminui no Norte e Nordeste mas produção de etanol anidro segue em alta
Mercado do açúcar recua em sessão de ajustes, mas mantém radar nos fundamentos
Preços do açúcar fecham em alta após consultoria projetar queda de produção no Brasil
Após um ano de impasse, Consecana/SP se mantém no centro das atenções do setor canavieiro
Mercado do açúcar avança com cobertura de posições e volta ao patamar de 15 cents em NY
Gilberto Rossetto Brianorte - MT
Lamentável.... ("Efeito Fethab: Taxação do etanol leva americanos a suspenderem 6 novas usinas em MT")... Falta ao Governo de MT fazer uma reforma administrativa COM CORAGEM, diminuir o tamanho do Estado, acabar com a burocracia e assim economizar. Fez uma reforma capenga e agora vai pelo lado mais fácil: aumento de impostos. Covardia contra empresas, industrias e consumidores.
O Mato Grosso é o estado que tem a maior carga de impostos do Brasil, ainda assim o Governador está criando novos impostos ...por que nao reduzem seus salarios e mordomias????.... tem de diminuir o numero de gabinetes onde nao se faz nada... a não ser despesas...
Isso é o que todos os políticos ligados diretamente com Administração sabem fazer , pois precisam alimentar a máquina . Afinal é um dos seus currais eleitoral . O funcionalismo público e as obras que são subfaturadas , em favor de empreiteiras que bancam sua campanhas .
Basta ver o que estamos passando com o Congresso Nacional e o Senado . Estão dificultando tudo pois os acordos são necessários .
A população precisa sair às ruas fechar , assembléias , congresso , senado e judiciário.
Ou fazemos isso ou vamos trabalhar 10 meses por ano para pagar tributos
Rafael Antonio Tauffer Passo Fundo - RS
Os empresários tem que ir embora mesmo, nesse país trabalhamos só para pagar impostos, nesse ritmo o stablichment (composto de políticos que não produzem nada) vão acabar com o Brasil.