Efeito Fethab: Taxação do etanol leva americanos a suspenderem 6 novas usinas em MT

Publicado em 01/07/2019 08:24

Empresários americanos decidiram suspender projetos de seis novas usinas de etanol de milho em Mato Grosso por causa do aumento da taxação sobre o produto dentro do novo Fethab, proposto no início do ano pelo governador Mauro Mendes, aprovado pelos deputados e já em vigor.

Só vão prosseguir com a unidade de Sorriso cujas obras faltam cerca de 40% para serem concluídas. As demais plantas ficam suspensas.

Na prática, os americanos deixam de investir aproximadamente R$ 5 bilhões nas usinas em solo mato-grossense e, por consequência, interrompendo perspectivas de gerar dois mil empregos diretos.

A notícia foi retransmitida pelo empresário Marino Franz, que tem dois sócios americanos na FS Bioenergia (FS Agrisolutions Indústria de Combustíveis), instalada desde agosto de 2017 em Lucas do Rio Verde.

O deputado e ex-secretário de Indústria do Estado, Carlos Avalone, fez um comentário, em tom de alerta sobre a suspensão desses investimentos no grupo de WhatsApp da diretoria da Federação das Indústrias (Fiemt) - confira reprodução ao lado.

Segundo ele, a frustração dos investidores veio com o aumento de impostos para o etanol feito à base de milho, dentro do novo Fethab.

Aliás, o empresariado do agronegócio entende que o momento é de reconhecimento ao setor mais importante para a economia do país e não de aumentar a carga tributária.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
RDNews /Blog do Romilson

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Gilberto Rossetto Brianorte - MT

    Lamentável.... ("Efeito Fethab: Taxação do etanol leva americanos a suspenderem 6 novas usinas em MT")... Falta ao Governo de MT fazer uma reforma administrativa COM CORAGEM, diminuir o tamanho do Estado, acabar com a burocracia e assim economizar. Fez uma reforma capenga e agora vai pelo lado mais fácil: aumento de impostos. Covardia contra empresas, industrias e consumidores.

    5
    • Tarcisio Schneider Santa Carmem mt - MT

      O Mato Grosso é o estado que tem a maior carga de impostos do Brasil, ainda assim o Governador está criando novos impostos ...por que nao reduzem seus salarios e mordomias????.... tem de diminuir o numero de gabinetes onde nao se faz nada... a não ser despesas...

      2
    • EDMILSON JOSE ZABOTT PALOTINA - PR

      Isso é o que todos os políticos ligados diretamente com Administração sabem fazer , pois precisam alimentar a máquina . Afinal é um dos seus currais eleitoral . O funcionalismo público e as obras que são subfaturadas , em favor de empreiteiras que bancam sua campanhas .

      Basta ver o que estamos passando com o Congresso Nacional e o Senado . Estão dificultando tudo pois os acordos são necessários .

      A população precisa sair às ruas fechar , assembléias , congresso , senado e judiciário.

      Ou fazemos isso ou vamos trabalhar 10 meses por ano para pagar tributos

      0
  • Rafael Antonio Tauffer Passo Fundo - RS

    Os empresários tem que ir embora mesmo, nesse país trabalhamos só para pagar impostos, nesse ritmo o stablichment (composto de políticos que não produzem nada) vão acabar com o Brasil.

    1