Unidade Conquista do Pontal da Atvos realiza destinação sustentável de resíduos de madeira para geração de energia limpa
A Unidade Conquista do Pontal da Atvos, segunda maior produtora de etanol do país, iniciou uma parceria com a Transforma Energia S/A, empresa atuante na zona rural do Oeste Paulista, para realizar o descarte sustentável e adequado de resíduos de madeira para geração de energia por biomassa. A cooperação, iniciada no mês de março, já destinou 25 toneladas de paletes de madeira, insumo largamente utilizado nas operações das plantas agroindustriais da companhia.
“Todas as unidades da Atvos possuem uma central de resíduos responsável por realizar coleta, triagem, segregação e identificação dos materiais. Os paletes de madeira nos auxiliam na armazenagem e movimentação de cargas na operação, mas ocupam bastante espaço. A parceria nos trouxe uma solução eficiente e eficaz para destinar de forma sustentável esses resíduos, além de contribuir com o nosso propósito de gerar energia limpa”, afirma Danilo Bertoli, diretor superintendente do Polo Sul da Atvos.
Desde a última safra, todas as unidades da Atvos se destacam pela destinação sustentável de 100% dos materiais não perigosos gerados pela operação, por meio de coprocessamento, reutilização ou reciclagem, conforme a necessidade. A iniciativa também reforça o compromisso da companhia em seguir rigorosamente as legislações vigentes e a Política Nacional dos Resíduos Sólidos.
O engajamento da Atvos com o tema possui como base a própria cultura e natureza das suas operações, uma vez que alguns produtos provenientes de um processo podem ser reaproveitados como insumos para outras atividades. Alguns exemplos disso são a torta de filtro, um material orgânico sólido obtido da produção de açúcar e usado na adubação dos canaviais, e o bagaço da cana-de-açúcar, que é matéria-prima para geração de energia elétrica limpa e sustentável.
As atividades e os negócios da Atvos reforçam seu compromisso de repensar processos de forma a promover o equilíbrio entre a produção e a sustentabilidade do planeta.
0 comentário
Com pressão do câmbio, açúcar fecha em queda e recua pela terceira sessão seguida
Açúcar recua e safra no Centro-Sul caminha para o fim com foco no etanol
Preços do açúcar ampliam perdas nesta 3ªfeira (16) pressionados por petróleo em baixa
Moagem de cana-de-açúcar atinge 16 milhões de toneladas na segunda quinzena de novembro
Açúcar inicia a terça-feira com leves altas e perspectiva é de maior produção para etanol
Açúcar/Cepea: Preços oscilam com força no spot paulista