Produção de açúcar da Índia cai 1% no acumulado da safra, diz associação
![]()
Por Mayank Bhardwaj
NOVA DÉLHI (Reuters) - As usinas indianas produziram 28,2 milhões de toneladas de açúcar desde o início da atual temporada em 1º de outubro, uma queda de 1% em relação ao ano anterior, informou a Associação Indiana de Usinas de Açúcar na sexta-feira.
A menor produção de açúcar da Índia, que tem alternado com o Brasil no posto de maior produtor mundial do adoçante, dificilmente deixará qualquer excedente para exportações adicionais durante a atual temporada 20022/23.
O governo permitiu que as usinas exportassem apenas 6,1 milhões de toneladas de açúcar na temporada 2022/23, mas esperava-se que o governo do primeiro-ministro Narendra Modi permitisse uma segunda parcela de embarques.
Reduzindo as especulações de que a Índia permitiria a segunda parcela, fontes do governo disseram em meados de janeiro que a Índia não estava pensando em permitir mais exportações de açúcar.
A ausência da Índia no mercado pode elevar preços globais e permitir que os rivais Brasil e Tailândia aumentem os embarques.
A Índia exportou um recorde de 11,2 milhões de toneladas de açúcar na temporada anterior de 2021-22.
No final de janeiro, a Indian Sugar Mills Association cortou suas estimativas de produção para 2022/23 em 7%, para 34 milhões de toneladas, em relação à previsão anterior de 36,5 milhões de toneladas.
No ano passado, as usinas indianas produziram um recorde de 35,8 milhões de toneladas de açúcar.
As condições climáticas desfavoráveis atingiram a safra de cana-de-açúcar no estado ocidental de Maharashtra, o maior produtor do país, reduzindo o rendimento das safras.
A Reuters foi a primeira a relatar em dezembro a provável queda na produção.
A Indian Sugar Mills Association disse que 194 usinas tinham encerrado as operações durante a temporada 2022/23 até agora, contra 78 no mesmo período do ano anterior, refletindo a menor disponibilidade de cana-de-açúcar.
(Reportagem de Mayank Bhardwaj)
0 comentário
Moagem de cana diminui no Norte e Nordeste mas produção de etanol anidro segue em alta
Mercado do açúcar recua em sessão de ajustes, mas mantém radar nos fundamentos
Preços do açúcar fecham em alta após consultoria projetar queda de produção no Brasil
Após um ano de impasse, Consecana/SP se mantém no centro das atenções do setor canavieiro
Mercado do açúcar avança com cobertura de posições e volta ao patamar de 15 cents em NY
Produção de açúcar do centro-sul deve cair 5% em 2026/27, prevê Safras & Mercado