Os temas eficiência energética, produtividade, geopolítica e IA fecham o primeiro dia da Megacana
Nesta quarta-feira (09), primeiro dia da Megacana, os painéis e palestras do período da tarde debateram temas importantes para o setor sucroenergético, entre eles: etanol e eficiência energética, produtividade, a geopolítica do agronegócio e Inteligência Artificial – IA.
Para falar da queridinha do setor, a cana-de-açúcar, a Megacana trouxe um painel com Paulo Figueiredo, Engenheiro Agrônomo e Pós-doutor pela Universidade Federal de Viçosa. Ele deu uma aula para a plateia formada por profissionais, empresários do setor e produtores, sobre a fisiologia da cana, o clima e resiliência com foco na melhora da performance e aumento da produtividade.
Na sequência foi a vez dos produtores e profissionais da Canacampo falarem sobre produtividade, safra, tecnologia e inovação, trocando informações e experiências de cada empresa e fazenda. Participaram do painel desta quarta, João Bosco – Diretor Agropecuária Avil / Diretor Canacampo; Douglas Miranda, Gerente Agrícola Fazenda São Sebastião; Agnaldo Jr. 21 Engenheiro Agrônomo da Fazenda Boa Esperança; e Camila Brunozzi – Engenheira Agrônoma da Agropecuária Brunozzi. A mediação do painel ficou por conta do coordenador agrícola da Canacampo, Rodrigo Piau.
Ainda na parte da tarde, Roberto James alertou sobre a boa comunicação do setor, falou do potencial energético e alertou para que questões que envolvem a mistura de etanol na gasolina, lembrando que a conta 70 por 30 foi feita quando a mistura era menor, mas que atualmente essa conta já morreu, visto o aumento da mistura e a inovação tecnológica vivenciada no setor automobilístico. Roberto James é mestre em Psicologia, Administrador de Empresas e Pesquisador e influenciar do setor.
Aldo Rebelo, jornalista, ex-ministro e ex-deputado federal e presidente da Câmara Federal, deu uma aula sobre geopolítica da segurança energética e a agroindústria brasileira. Segundo Rebelo é preciso estrutura, logística e políticas públicas claras para que o agronegócio seja cada vez mais competitivo. Ao fim da palestra, o Aldo Rebelo e o ex-deputado federal e ex-prefeito de Uberaba, Paulo Piau que estava no evento, foram homenageados com um troféu em reconhecimento ao trabalho realizados pelos dois no Código Florestal, como relatores.
A última palestra desta quarta-feira, dia 09, foi com Walter Longo, que falou da IA, como podemos utilizar de forma positiva e os cuidados que devemos ter. Ele lembrou que muitas pessoas têm usado para facilitar o trabalho, ou mesmo para economizar recursos na contratação de pessoal, sendo que a IA está invadindo todos os setores, além da vida privada. Para ele a IA traz uma mudança de tempo e não um tempo de mudança, com impacto que amplia a produtividade e cria novas oportunidades, desde que tenha atenção.
Amanhã tem mais Megacana. A programação está disponível nas redes sociais da feira e no site www.megacana.com.br.
A Megacana acontece nos dias 09 e 10 de agosto na sede da Canacampo, em Campo Florido (MG). A feira é uma realização da Cancampo e Siamig. A Solis é a agência oficial do evento. Entre as empresas patrocinadoras estão: Ubyfol, Coruripe, Koppert, Sergomel, Copercana, Basf (Master) e Semeagro e Carbom Brasil (Ouro).
0 comentário
Açúcar cai com movimento técnico nesta 6ª feira (26) mas fecha semana com ganhos acima de 2%
Moagem de cana diminui no Norte e Nordeste mas produção de etanol anidro segue em alta
Mercado do açúcar recua em sessão de ajustes, mas mantém radar nos fundamentos
Preços do açúcar fecham em alta após consultoria projetar queda de produção no Brasil
Após um ano de impasse, Consecana/SP se mantém no centro das atenções do setor canavieiro
Mercado do açúcar avança com cobertura de posições e volta ao patamar de 15 cents em NY