SACE lança o primeiro Green Push e apoia exportações italianas para o Brasil ao lado da Raízen
A Raízen, empresa integrada de energia com amplo portfólio de renováveis, garantiu um empréstimo verde de € 300 milhões, pela garantia da SACE, agência de fomento a exportações da Itália. O empréstimo, concedido por um grupo de bancos internacionais liderados pelo BNP Paribas, visa facilitar a cadeia de suprimentos dos exportadores italianos envolvidos no plano de investimentos sustentáveis da empresa brasileira, que está comprometida com a agenda de sustentabilidade com objetivos claros, como alcançar 20 usinas de etanol de segunda geração ("E2G") até 2030. "Ser a primeira empresa da América Latina com aprovação para esse empréstimo reforça que estamos no caminho certo para posicionar o Brasil como um país líder na transição energética", destaca a VP de Sustentabilidade e Estratégia da Raízen, Paula Kovarsky.
Este é o primeiro empréstimo verde facilitado pela SACE no Brasil, cujo envolvimento vem por meio do Green Push, uma nova adição ao programa Push Strategy. Esta iniciativa reforça o posicionamento das PME italianas nas cadeias de abastecimento globais, com o objetivo de promover as exportações 'Made in Italy' em apoio à transição verde internacional. Graças ao programa, a SACE garantiu € 7 bilhões em financiamento e organizou mais de 150 reuniões de correspondência de negócios, envolvendo mais de 5.500 empresas italianas, a maioria das quais são PMEs, tanto na Itália quanto no exterior.
Pauline Sebok, Chefe da Região das Américas da SACE, comentou: "Estamos felizes em trabalhar em sinergia com o grupo de bancos para apoiar as iniciativas de desenvolvimento verde da Raízen. Através da nossa iniciativa Green Push, somos capazes de facilitar a ligação entre os principais intervenientes no setor energético e a cadeia de abastecimento das pequenas e médias empresas italianas, ao mesmo tempo que promovemos a sua experiência e a elevada qualidade dos produtos "Made in Italy". Assim, a SACE desempenha um papel fundamental na liderança das exportações italianas em mercados estratégicos como o Brasil".
Desde 2008, a SACE está presente no Brasil com um escritório em São Paulo que serve como um hub estratégico para empresas italianas que visam se expandir no mercado sul-americano, bem como um ponto focal para grandes compradores locais que buscam conexões com as cadeias de suprimentos 'Made in Italy'.
Operando também no mercado doméstico na Itália, o BNP Paribas atuou como Banco Coordenador, Bookrunner, Banco de Documentação, Coordenador de Empréstimo Verde, Agente de Facilidade e Organizador Líder Mandatado. O banco é posicionado para estruturar um acordo que promova fluxos comerciais transfronteiriços entre os dois países e apoie o crescimento de uma indústria líder em combustíveis sustentáveis, por sua vez um elemento insubstituível no caminho para a descarbonização do setor de transportes.
“Produtos inovadores, como esse empréstimo verde, possibilitam o desenvolvimento de cadeias de suprimento de importação e exportação mais sustentáveis, o que contribui para o processo de transição energética de nossos clientes", diz Rodrigo Jabur, responsável pelo atendimento de clientes corporativos do BNP Paribas Brasil.
0 comentário
Cotações do açúcar ampliam queda com sinalização de novas exportações pela Índia
Mercado do açúcar mantém pressão negativa nos preços internacionais nesta quinta (18)
Com pressão do câmbio, açúcar fecha em queda e recua pela terceira sessão seguida
Açúcar recua e safra no Centro-Sul caminha para o fim com foco no etanol
Preços do açúcar ampliam perdas nesta 3ªfeira (16) pressionados por petróleo em baixa
Moagem de cana-de-açúcar atinge 16 milhões de toneladas na segunda quinzena de novembro