Sindalcool-PB lança painéis gratuitos que mapeiam postos, tancagem e movimentação de etanol na Paraíba
O Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool no Estado da Paraíba (Sindalcool‑PB) passou a oferecer, de forma totalmente gratuita e online, dois painéis interativos com dados estratégicos sobre a cadeia de combustíveis no estado. O objetivo da medida é divulgar informação de maneira acessível priorizando a visualização intuitiva, interatividade e suporte à tomada de decisão. As novas ferramentas devem interessar especialmente aos vendedores, usinas, órgãos de controle e segurança e consumidores de forma geral.
O primeiro painel apresenta a distribuição dos tanques de armazenamento e dos postos de combustível na Paraíba , com estatísticas divulgadas por produto e por município, além da localização exata de cada estabelecimento. O recurso está disponível em: https://bit.ly/4kKbip7 . Já o segundo painel revelou o volume de etanol - e de outros combustíveis - entregue e recebido no estado do Porto de Cabedelo , permitindo acompanhar tendências de abastecimento e comercialização. O endereço é: https://bit.ly/447NRPy .
Segundo o presidente‑executivo do Sindalcool‑PB, Edmundo Barbosa , a iniciativa ainda visa aproximar os elos da cadeia de etanol , fortalecer parcerias logísticas de longo prazo e dar visibilidade aos postos comerciais paraibanos.
“ Estamos incentivando a aproximação entre os elos da cadeia de abastecimento. Queremos prestigiar e valorizar os vendedores ”, destacou.
Não é necessário fazer cadastro prévio para ter acesso aos painéis. De acordo com o Sindalcool-PB, os painéis foram concebidos como plataformas modulares e expansíveis. A ideia é integrá-los futuramente com outras bases e serviços relevantes, ampliando seu potencial analítico.
Ganhos logísticos e ambientais
Com o painel de tanques e postos , é possível planejar rotas mais curtas entre origem e destino do etanol, redução de custos operacionais e ecológicos, o preço ao consumidor final. " O etanol ainda é transportado das usinas para as bases distribuidoras em Cabedelo para depois seguir aos postos. Essa logística tem de evoluir para evitar o consumo de diesel, cortar emissões e diminuir o fluxo de tráfego nas rodovias ", explicou Barbosa.
Os usuários podem acessar informações como localização exata (latitude e longitude), CNPJ, razão social, endereço completo, tancagem (capacidade de armazenamento) e produtos comercializados de todos os postos regularizados e com endereço válido junto à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Esses dados são fundamentais para mapear a cobertura territorial da infraestrutura de abastecimento.
Transparência na entrega de combustíveis
No painel da entrega do volume de etanol e de outros combustíveis , os dados se concentram na entrega de etanol e outros produtos, volume recebido, armazenado e expedido mensalmente. É possível acompanhar o comportamento da logística portuária ao longo do tempo, identificando sazonalidades, variações de demanda e possíveis gargalos operacionais, bem como exportar esses dados de forma simples.
0 comentário
Açúcar sobe mais de 2% nesta 6ªfeira (19) mas encerra semana com baixas em NY e Londres
Mercado do açúcar sobe mais de 1% nesta sexta-feira (19)
Cotações do açúcar ampliam queda com sinalização de novas exportações pela Índia
Mercado do açúcar mantém pressão negativa nos preços internacionais nesta quinta (18)
Com pressão do câmbio, açúcar fecha em queda e recua pela terceira sessão seguida
Açúcar recua e safra no Centro-Sul caminha para o fim com foco no etanol