UFMT participa do lançamento de 13 novas variedades de cana para o setor sucroalcooleiro

Publicado em 23/03/2010 08:19 401 exibições
A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) participará, no próximo dia 25 de março, em Brasília, do lançamento de 13 novas variedades de cana-de-açúcar. O evento é promovido pela Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroalcooleiro (Ridesa) e será realizado no Hotel Nahum, às 15h30. Na oportunidade, será lançado também um catálogo nacional de variedades de cana-de-açúcar e uma revista sobre as novas variedades. A UFMT será representada pela reitora, Maria Lúcia Cavalli Neder, e pelo Prof. Marco Antônio Iaia, do Departamento de Fitotecnia, da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária.

Formada por dez universidades federais, a Ridesa foi criada, em 1991, com a finalidade de desenvolver pesquisas visando à melhoria da produtividade do setor sucroalcooleiro. ´´A UFMT passou a integrar a Rede, no ano passado´´, informou Marco Antônio Iaia, ´´e, a partir dessa inclusão, estão sendo realizadas pesquisas regionais com o objetivo de desenvolver variedades voltadas para as características ambientais de Mato Grosso, atendendo mais diretamente os produtores locais.´´

Iaia destaca a importância do setor sucroalcooleiro para o País e, especificamente, para Mato Grosso, onde existem onze unidades produtoras de açúcar e álcool. Ressalta, como conseqüência, a importância do papel da Ridesa, tendo em vista que, hoje, ela é responsável por 60% das variedades de cana-de-açúcar cultivadas no Brasil.

Esclarece, ainda, que a Ridesa trabalha em parceria com os produtores que, por se beneficiarem das pesquisas, as financiam parcialmente. Da UFMT, estão participando dos trabalhos sete professores de diferentes áreas e, na avaliação de Marco Antônio Iaia, essa participação é interessante para a Instituição, não só pela contribuição que trará para a economia do Estado, mas também pela oportunidade de intercâmbio com outras universidades.
Fonte:
O Documento

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário