Safra 2010/2011 de cana-de-açúcar atenderá demanda interna e estoques reguladores

Publicado em 30/03/2010 10:07
“A produção de cana-de-açúcar da safra 2010/2011 será suficiente para atender as necessidades internas de açúcar, etanol e haverá estoques reguladores”, afirmou o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, nesta segunda-feira (29), na abertura oficial da colheita da safra de cana, na Usina São Francisco, em Quirinópolis/GO. O município é considerado o maior polo produtor de açúcar e etanol do estado de Goiás, o quarto maior produtor de cana e o segundo maior de etanol do País.

Stephanes acredita que a próxima safra ficará entre 15 e 20% superior à atual que, até o momento, já colheu 594 milhões de toneladas de cana. Na usina, o ministro pode constatar a sustentabilidade da produção e destacou: “o modelo de produção que desejamos é o que garante renda ao agricultor e permite o aproveitamento integral da cana-de-açúcar, além de contribuir para a preservação do meio ambiente”. Antes da cerimônia Stephanes plantou uma muda de mogno na área, onde funciona um projeto de repovoamento de florestas, com mais de 50 espécies.

O governo federal estuda uma política para evitar oscilação dos preços do etanol, informou ainda Stephanes. Uma das ações propostas é o financiamento para formação de estoques do combustível. 

Para o presidente do Grupo Usina São João (USJ), Hermínio Ometto, “o ministro Stephanes merece o crédito do setor por defender o agronegócio e a segurança jurídica e de regulação no campo. Essa é uma excelente forma de interiorizar o País”.

Goiás - De acordo com o presidente do Sindicato das Indústrias de Etanol do Estado de Goiás (Sifaeg), André Rocha, 65% da colheita goiana, já mecanizada, garante ao estado o segundo lugar nacional na coogeração de energia elétrica a partir do bagaço de cana-de-açúcar. Ele adiantou que, em três anos, a energia gerada pelas usinas locais terá capacidade para abastecer todo o estado. Na safra 2009/2010, foram cultivadas em Goiás 40 milhões de toneladas, 33% mais que o resultado do ciclo agrícola 2008/2009. Em todo o País, o cultivo de cana destinada ao setor sucroalcooleiro atingiu 594 milhões de toneladas. 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário