Cana-de-Açúcar: produção goiana deve crescer 20% este ano

Publicado em 30/03/2010 16:23
A safra goiana 2010-2011 de cana-de-açúcar deve alcançar 48 milhões de toneladas, 20% mais que no ano passado. Com isso, o Estado se consolida como quarto maior produtor nacional de cana e o segundo maior produtor de etanol, com 2,8 bilhões de litros produzidos, contra 2,1 bilhões de litros em 2009. A produção de açúcar deve subir de 1,38 milhão para 1,8 milhão de toneladas. Para o presidente do Sindicato da Indústria de Fabricação de etanol do Estado (Sifaeg), André Luiz Rocha, o fato de Goiás ter sediado a primeira abertura oficial da safra brasileira confirma o prestígio do Estado, que se tornou a grande fronteira de expansão do etanol.

Hoje, o crescimento ocorre somente em Goiás, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, com redução no Nordeste e Mato Grosso. Em São Paulo e Paraná, a produção deve ser mantida. De acordo com André, em 2009, a produção goiana de etanol superou a de todos os Estados do Nordeste. Em termos de cana, um terço do crescimento do setor no ano passado aconteceu em Goiás. A oferta do produto por causa da quebra de safra só não foi ainda menor por causa do crescimento goiano , destacou. Em Goiás, predomina a produção de álcool. Das 33 indústrias goianas, 21 produzem apenas etanol. Hoje, enquanto 56% da cana produzida no País se torna etanol e 44% açúcar, em Goiás 70% da cana processada vira álcool e 30% açúcar.

O presidente do Sifaeg prevê exportações menores que no ano passado, diante das ainda altas tarifas de exportação, mas o mercado interno deve continuar crescendo em ritmo acelerado. O setor aposta no crescimento da produção de etanol e isso vai ocorrer também na medida que consigamos ganhar novos mercados , afirma André. Este deve ser um ano de recuperação na produção, depois da quebra de safra e preços desequilibrados no mercado em 2009.

O vice-governador Ademir Menezes lembrou a crescente importância de Goiás no cenário nacional da produção sucroalcooleira, que levaram à escolha do Estado para sediar a abertura oficial da safra nacional de cana. Ele lembrou que o Estado, que já conta com 33 usinas em funcionamento e se consolida como a grande fronteira para expansão da produção, tem investimentos previstos de R$ 5 bilhões em novos empreendimentos, que vão gerar milhares de novos empregos.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
O Popular

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário