Cana: Condições climáticas devem favorecer colheita nos próximos 15 dias
De acordo com as previsões do engenheiro agrônomo e agrometeorologista da Somar Meteorologia Marco Antonio dos Santos, a colheita de cana deve ser beneficiada nos próximos 15 dias com as atuais condições climáticas. As baixas temperaturas em períodos mais secos contribuem para a concentração de açúcar na planta e devem elevar a produtividade e rendimento nas usinas.
Até o momento, não há indicativos de formação de geada para as próximas duas semanas em nenhuma região produtora do Brasil e não há previsões de chuva para o centro e o norte de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Já as áreas de cana do Paraná, sul de São Paulo e de Mato Grosso do Sul podem ter a colheita suspensa por causa de chuvas previstas para esta semana, que podem favorecer as novas áreas de cana plantadas entre os meses de março e maio.
Áreas de cana do Paraná, sul de São Paulo e de Mato Grosso do Sul podem ter a colheita suspensa por causa de chuvas previstas para esta semana. "(A chuva) irá favorecer as novas áreas de cana plantadas entre os meses de março e maio; mas a estiagem nas demais regiões pode comprometer esses novos canaviais", informou em nota.
De acordo com a Somar, as regiões de cultivo da cana em São Paulo, Minas Gerais e Paraná não foram atingidas pelas geadas. Não houve, portanto, quebra nos potenciais produtivos das lavouras.
De acordo com o diretor do Centro de Cana do Instituto Agronômico (IAC), Marcos Landell, o maior problema das geadas são para os canaviais recém plantados, cujas folhas podem ser
queimadas.
Para o agrônomo e consultor Luiz Carlos Corrêa Carvalho, a qualidade da cana está tão ruim nesta safra que uma geada prejudicaria pouco a que ainda não foi colhida. O consultor prefere acreditar que a ameaça climática ainda não está afastada diante da previsão de um inverno rigoroso no Centro-Sul.
0 comentário
Açúcar volta a cair com pressão das chuvas sobre o Centro-Sul do Brasil nesta semana
Preços do açúcar caem mais de 2% em Nova York e Londres na tarde desta 4ª feira (09)
Açúcar segue pressionado e cai entre os principais contratos de NY e Londres
Fundamentos do açúcar apontam tendência de preços no patamar atual no curto prazo
Cotações do açúcar ganham força em NY, mas seguem em campo misto nesta 3ª feira (08)
Unica vê investimento de mais de R$130 bi em etanol, biometano e SAF nos próximos anos