Acordo pode pôr fim em agosto a subsídio dos EUA ao etanol

Publicado em 07/07/2011 13:38
Senadores dos partidos Republicano e Democrata fecharam há pouco um acordo para acabar com o subsídio aos produtores americanos de etanol de milho e as barreiras para a importação dos produtos brasileiros no dia 31 de julho.

Os senadores democratas Dianne Feinstein e Amy Klobuchar o republicano John Thune divulgaram uma declaração conjunta afirmando que o subsídio de 45 centavos de dólares por galão e a tarifa de importação de 54 centavos por galão, que existem há mais de três décadas, deverão acabar no fim desse mês.

Ainda não está totalmente certo, porém, qual será o instrumento legislativo que extinguirá o subsídio. O mais provavel é que seja no dispositivo que vai aumentar o teto de endividamento do governo americano.

O fim dos subsídios só foi possível graças à onda conservadora no Congresso americano, com a vitória dos republicanos nas eleições legislativas do ano passado, que defende um ajuste fiscal para retomar a confiança dos consumidores americanos.

Os republicanos, porém, vinham resistindo ao fim do subsídio, que, para eles, equivaleria na prática a um aumento da carga tributária. Acordo que vem sendo desenhado pelas lideranças republicanas com o presidente Barack Obama, porém, admite pela primeira vez o fim de incentivos tributários como mais um instrumento para reduzir o déficit publico.

Há algumas semanas, o Senado havia aprovado uma emenda, com folgada maioria, para eliminar os subsídios imediatamente. Esse dispositivo mostrou a disposição política dos parlamentares para extinguir os subsídios, mas não foi adiante porque não houve consenso sobre o projeto de lei maior, que tratava de alguns projetos ligados ao desenvolvimento econômico.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Valor Online

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Telmo Heinen Formosa - GO

    Tem dois números errados nesta noticia: Não são três décadas [1994 até hoje] e o subsidio ao consumidor americano é de 54 centavos de dólar por galão de 3,784 litros, igual ao valor da sobretaxa na importação de etanol pelos EUA. Para quem ainda não entendeu, a sobretaxa foi instituida exatamente para que o Tesouro Americano não subsidiasse o etanol estrangeiro. Se não houver subsidio ao consumo lá, perde-se o motivo da sobretaxa. Por outro lado, com preços mais altos [sem subsidio] o consumo cairá, mais milho sobrará, prejudicando o Brasil duplamente. Uma pela defasagem das cotações do milho em Chicago e outra pela oferta de etanol no mercado internacional, facilitando ao Brasil tornar "importador" já pensou? Além disto tudo, entrou em vigor uma moda nos EUA de uso de Carros Compactos e mais econômicos. Quem vai se lascar?

    0