Cuba utiliza máquinas brasileiras na colheita da cana-de-açúcar

Publicado em 14/07/2011 15:09
Cuba utiliza máquinas brasileiras na colheita da cana-de-açúcar

Um programa de modernização da centenária indústria açucareira está em andamento em Cuba, que inclui a troca das antigas colheitadeiras KTP1 de tecnologia soviética por eficientes máquinas brasileiras.

Trata-se do "projeto Vitrine", ensaiado desde 2008 no engenho "Jesús Rabí", 160 km a leste de Havana, que busca a ressurreição dessa indústria sob três princípios: "novas tecnologias, agricultura de precisão e automatização industrial".

Aplicados os três princípios, a fábrica concluiu a última safra com 40.650 toneladas de açúcar, 9.000 toneladas acima do previsto.

A indústria açucareira, que durante anos foi a coluna vertebral da economia da ilha, decaiu depois do desaparecimento do bloco soviético nos anos 1990 e a safra de 8,2 milhões de toneladas caiu a pouco mais de 1 milhão atualmente.

Em 2003, ela foi racionalizada, em busca de eficiência. Suas 155 fábricas e as enormes extensões de terra dedicadas ao cultivo foram reduzidas em 60%, deixando uma capacidade industrial para cerca de 4 milhões de toneladas.

Mas ainda assim, a maior produção alcançada nos últimos 15 anos foi de 1,4 milhão de toneladas em 2008. Os especialistas afirmam que falta investimento, estímulo e organização.

Na fábrica Rabí, foram vendidos aos produtores novos equipamentos de irrigação, implementos de cultivo e os preços da cana subiram.

Duas de suas cooperativas obtiveram rendimentos de 82,5 e 91 toneladas de cana por hectare, mais que o dobro das 32,5 da média nacional e até acima das 73,5 toneladas do Brasil, a mais alta da região.

Um total de 24 colheitadeiras KTP1, 34 caminhões, 108 trens, quatro locomotivas, 92 carretas e 77 tratores, até somar 247 equipamentos, foram substituídos por 66 mais modernos. O salto da produtividade e a economia de combustível e mão de obra foram consideráveis.

"Estou ganhando o dobro do dinheiro que podia obter com uma KTP. Tive quinzenas de 2.295 pesos (91 dólares)", disse à revista um operador. O salário médio em Cuba é de 460 pesos, cerca de 18 dólares.

Segundo os especialistas, o investimento será amortizado em um ano e meio apenas pela economia de recursos, além do aumento da produção açucareira.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
AFP

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário