Moagem de cana na região Centro-Sul atinge 479,35 milhões de toneladas

Publicado em 28/11/2011 14:07
A quantidade de cana-de-açúcar processada pelas unidades produtoras da região Centro-Sul do País desde o início da safra 2011/2012 até 15 de novembro somou 479,35 milhões de toneladas. Esse total representa uma retração de 8,80% se comparado ao volume processado no mesmo período da safra anterior, que atingiu 525,62 milhões de toneladas.

Na primeira quinzena de novembro, o volume moído pelas usinas totalizou 18,62 milhões de toneladas, recuo de 19,59% em relação à quinzena anterior, quando foram processadas 23,15 milhões de toneladas, e de 23,65% no comparativo com a primeira quinzena de novembro de 2010, que registrou 24,38 milhões de toneladas de cana moída.

O diretor técnico da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Antonio de Padua Rodrigues, destaca que “o volume de cana processado até o momento já supera as estimativas de safra mais pessimistas”. Os números observados até o momento estão em linha com a última revisão de safra divulgada pela UNICA, acrescentou.

Até o final da primeira quinzena de novembro, 151 unidades ainda estavam em operação na Região Centro-Sul, contudo, a grande maioria destas empresas prevê o encerramento da safra ao longo da segunda metade do mês.

Segundo o executivo da UNICA, até o final de novembro a safra estará encerrada em praticamente todas as regiões: “A expectativa é que menos de 35 unidades estejam operando no final do mês. Deveremos, portanto, observar uma retração significativa na quantidade de cana moída nas próximas quinzenas,” concluiu Rodrigues.

 

Qualidade da matéria-prima

A quantidade de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) por tonelada de matéria-prima alcançou 139,99 kg na primeira metade de novembro, cifra 4,86% superior à observada no mesmo período da safra passada. No acumulado desde o início da safra, a concentração de açúcares na planta atingiu 137,83 kg de ATR por tonelada de cana, retração de 2,44% em relação ao valor observado na mesma data da safra 2010/2011.

Para o Diretor da UNICA, “o período chuvoso que se iniciou no final da primeira quinzena de novembro e se estendeu por alguns dias deve influenciar a concentração de sacarose na planta e reduzir a quantidade de ATR por tonelada de cana na segunda quinzena do mês”.

 

Produção

Do volume total de matéria-prima processada de abril até 15 de novembro, 51,57% destinou-se à produção de etanol. Na segunda quinzena de outubro, este percentual foi de 49,15%.

A produção acumulada de açúcar atingiu 30,49 milhões de toneladas até 15 de novembro, queda de 4,73% em relação ao volume observado no mesmo período de 2010. A produção de etanol, por sua vez, somou 19,99 bilhões de litros, sendo 7,78 bilhões de etanol anidro e 12,20 bilhões de etanol hidratado.

É importante destacar a produção de etanol anidro, que no acumulado desde o início da safra até outubro apresentou um crescimento de 12,75%, apesar do recuo de 8,80% observado na moagem. A maior produção e a importação do produto realizada pelos produtores garantem um volume suficiente para atender a demanda prevista para o mercado doméstico.

Na primeira quinzena de novembro, a fabricação de açúcar totalizou 1,26 milhão de toneladas, enquanto a produção de etanol alcançou 751,20 milhões de litros, sendo 453,40 milhões de litros de etanol hidratado e 297,80 milhões de litros de etanol anidro.

 

Vendas de etanol

As vendas de etanol pelas unidades produtoras da região Centro-Sul somaram 827,91 milhões de litros nos primeiros quinze dias de novembro, 17,70% abaixo do volume registrado no mesmo mês de 2010 (1,00 bilhão de litros). Deste total, 125,72 milhões de litros destinaram-se às exportações e 702,19 milhões ao mercado doméstico.

No mercado interno, as vendas de etanol anidro atingiram 255,20 milhões de litros nos primeiros quinze dias de novembro. Já as vendas de hidratado totalizaram 447,00 milhões de litros.

No acumulado de abril até 15 de novembro, as vendas de etanol pelas unidades do Centro-sul somaram 13,66 bilhões de litros, 17,93% abaixo do total verificado em igual período de 2010. Deste volume, 5,00 bilhões de litros correspondem ao etanol anidro (volume 10,88% maior quando comparado ao ano anterior), enquanto 8,66 bilhões de litros referem-se ao etanol hidratado.

Nesse ano, apesar da quebra de safra, o monitoramento contínuo da produção e das vendas de etanol pelo governo, em conjunto com os demais agentes de mercado, propiciaram um cenário de oferta e demanda mais equilibrado, sem movimentos abruptos de preços e volume.

De acordo com Rodrigues, “até o momento, a queda na produção de etanol é de quase 4 bilhões de litros,  mas o volume armazenado nas usinas apresenta uma redução de apenas 600 milhões de litros comparativamente ao ano anterior”. Esses números mostram que o mercado vem se ajustando à menor produção, concluiu o executivo.

 

Link Relacionado:

https://www.unica.com.br/download.asp?mmdCode=0AE8ABD6-F6C3-424D-8D39-7FDA544B165F

 

SOBRE OS DADOS DA SAFRA

Os dados divulgados nesta atualização de safra são compilados e analisados pela UNICA, com números fornecidos pelos seguintes sindicatos e associações de produtores da Região Centro-Sul:

ALCOPAR - Associação dos Produtores de Bioenergia no Estado do Paraná

BIOSUL - Associação dos Produtores de Bioenergia do Mato Grosso do Sul

SIAMIG - Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais

SIFAEG – Sindicato da Indústria de Fabricação de Etanol do Estado de Goiás

SINDAAF - Sindicato Fluminense dos Produtores de Açúcar e Etanol

SINDALCOOL - Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras de Mato Grosso

SUDES - Sociedade das Usinas e Destilarias do Espírito Santo

 

SOBRE A UNICA

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA – www.unica.com.br) é a entidade representativa das principais unidades produtoras de açúcar, etanol (álcool combustível) e bioeletricidade da região Centro-Sul do Brasil, principalmente do Estado de São Paulo. As usinas associadas à UNICA são responsáveis por mais de 50% da produção nacional de cana e 60% da produção de etanol. Na safra 2010/11, o Brasil produziu aproximadamente 620 milhões de toneladas de cana, matéria-prima utilizada para a produção de 37,8 milhões de toneladas de açúcar e 27,4 bilhões de litros de etanol.

A UNICA é uma das entidades e empresas participantes do Movimento Sou Agro.

Para saber mais, acesse www.souagro.com.br e www.redeagro.org.br

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
UNICA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário