Fim da extorsão sindical. Agora, contribui quem quiser, diz produtor rural, cansado de sustentar parasitas

Publicado em 27/04/2017 14:03
Confira a entrevista com José Baldassari
O produtor rural José Baldassari, de Franca SP, ficou aliviado com a aprovação da Reforma Trabalhista, ontem à noite na Cãmara dos Deputados. Apesar de depender ainda do Senado e da saação presidencial, a partir de agora só vaõ existir os sindicatos eficientes e não os "pelegos". Enquanto na Argentina existem 91 sindicato, no Brasil são 17 mil!!!

Podcast

José Baldassari - Produtor Rural

Download

Ontem (26), por 296 votos a 157, o Congresso Nacional aprovou o texto da Reforma Trabalhista, que agora vai para votação do Senado. Um dos pontos dessa reforma, entretanto, é de interesse de alguns produtores rurais como José Baldassari, de Franca (SP): o fim da contribuição sindical obrigatória.

Para Baldassari, a queda dessa contribuição, definida por ele como "extorsão", é importante pois será uma porta para o surgimento de sindicatos "de verdade", como ele aponta, que trabalham em prol dos produtores rurais.

Em termos de comparação, ele apresenta dados de que o Brasil possui 11.326 sindicatos de trabalhadores e 5.186 sindicatos de empregadores, enquanto o Reino Unido possui 188, a Dinamarca, 164, os Estados Unidos, 130 e a Argentina, 91, o que faz do país um recordista em sindicatos - o que ele acredita ocorrer por conta dessa contribuição obrigatória.

Baldassari destaca ainda que os sindicalistas devem pedir, durante votação no Senado, um prazo de seis anos para continuar a recolher e ir diminuindo gradualmente. Com isso, ele espera que o presidente Michel Temer não acate a negociação como moeda de troca para outras votações.

Como exemplo de uma associação que recebe mensalidade espontânea e trabalha em prol dos produtores rurais, ele destaca a Sociedade Rural Brasileira (SRB), que irá completar 100 anos em 2019 e também elogia a Federação de Agricultura do Estado do Paraná (Sistema FAEP).

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • elio jose ferreira goiania - GO

    Os sindicatos não aplicam sua arrecadação a favor dos associados, gastam mal e gastam para promover seus dirigentes a algum cargo político..., vejam o paulinho entre outros, nós trabalhadores em geral inclusive os autonomos não devemos ser obrigados a pagar pois é jogar dinheiro fora.

    0
    • José Augusto Baldassari Franca - SP

      Sindicatos e partidos políticos ? A mesma laia : É o cúmulo continuarmos atrelados à força a sindicatos de araque. Por que existem no Brasil 17 mil sindicatos,um recorde mundial? A resposta é simples, o bilionário ervanário recebido e gasto por eles... Com o final desta extorsão surgirão lideranças verdadeiras e irão sobreviver aquelas que já desenvolvem um bom trabalho... Os pelegos picaretas naturalmente perderão o interesse em "liderar" sem esta mamata que já dura mais de 70 anos! Porque existem 35 partidos políticos no Brasil? por motivo semelhante aos sindicatos,para meterem a mão no"Fundo Partidário" que,como sempre,sai do bolso do cidadão.Aliás no Brasil cidadão ainda é apenas uma cidade grande.Cidadania zero! mais um embuste.

      Há 35 partidos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, portanto, com acesso aos recursos do Fundo Partidário e a tempo de televisão para propaganda - ambos bancados com dinheiro público,isto é,o nosso como sempre.

      E a lista de novas siglas a serem criadas é vasta. No momento, há três em processo mais avançado no TSE: o Partido Liberal, o Partido dos Servidores Públicos e Privados e o Muda Brasil. Além disso, há outras 24 "em formação", também segundo o tribunal.

      0
  • José Augusto Baldassari Franca - SP

    É o cúmulo continuarmos atrelados à força a sindicatos de araque. Por que existem no Brasil 17 mil sindicatos? A resposta é simples, o bilionário ervanário recebido e gasto por eles... Com o final desta extorsão surgirão lideranças verdadeiras e irão sobreviver aqueles que já desenvolvem um bom trabalho... Os pelegos picaretas naturalmente perderão o interesse em "liderar" sem esta mamata que já dura mais de 70 anos!

    2
    • EURIVAL GABARRÃO RUIZ José Bonifácio - SP

      Vocês juram por Deus que não seremos mais obrigados a pagar a CNA.?

      0
    • Leandro Cunha Candiotto Tangará da Serra - MT

      José, nao perca tempo denuncie a policia quanto a estas ameaças, isso so prova o tipo de pessoas que tomam a frente destas forças sindicais. parabens pelo empenho.

      0