Fim da extorsão sindical. Agora, contribui quem quiser, diz produtor rural, cansado de sustentar parasitas

Publicado em 27/04/2017 14:03
Confira a entrevista com José Baldassari
O produtor rural José Baldassari, de Franca SP, ficou aliviado com a aprovação da Reforma Trabalhista, ontem à noite na Cãmara dos Deputados. Apesar de depender ainda do Senado e da saação presidencial, a partir de agora só vaõ existir os sindicatos eficientes e não os "pelegos". Enquanto na Argentina existem 91 sindicato, no Brasil são 17 mil!!!

Podcast

José Baldassari - Produtor Rural

Download

Ontem (26), por 296 votos a 157, o Congresso Nacional aprovou o texto da Reforma Trabalhista, que agora vai para votação do Senado. Um dos pontos dessa reforma, entretanto, é de interesse de alguns produtores rurais como José Baldassari, de Franca (SP): o fim da contribuição sindical obrigatória.

Para Baldassari, a queda dessa contribuição, definida por ele como "extorsão", é importante pois será uma porta para o surgimento de sindicatos "de verdade", como ele aponta, que trabalham em prol dos produtores rurais.

Em termos de comparação, ele apresenta dados de que o Brasil possui 11.326 sindicatos de trabalhadores e 5.186 sindicatos de empregadores, enquanto o Reino Unido possui 188, a Dinamarca, 164, os Estados Unidos, 130 e a Argentina, 91, o que faz do país um recordista em sindicatos - o que ele acredita ocorrer por conta dessa contribuição obrigatória.

Baldassari destaca ainda que os sindicalistas devem pedir, durante votação no Senado, um prazo de seis anos para continuar a recolher e ir diminuindo gradualmente. Com isso, ele espera que o presidente Michel Temer não acate a negociação como moeda de troca para outras votações.

Como exemplo de uma associação que recebe mensalidade espontânea e trabalha em prol dos produtores rurais, ele destaca a Sociedade Rural Brasileira (SRB), que irá completar 100 anos em 2019 e também elogia a Federação de Agricultura do Estado do Paraná (Sistema FAEP).

 

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • elio jose ferreira goiania - GO

    Os sindicatos não aplicam sua arrecadação a favor dos associados, gastam mal e gastam para promover seus dirigentes a algum cargo político..., vejam o paulinho entre outros, nós trabalhadores em geral inclusive os autonomos não devemos ser obrigados a pagar pois é jogar dinheiro fora.

    0
    • José Augusto Baldassari Franca - SP

      Sindicatos e partidos políticos ? A mesma laia : É o cúmulo continuarmos atrelados à força a sindicatos de araque. Por que existem no Brasil 17 mil sindicatos,um recorde mundial? A resposta é simples, o bilionário ervanário recebido e gasto por eles... Com o final desta extorsão surgirão lideranças verdadeiras e irão sobreviver aquelas que já desenvolvem um bom trabalho... Os pelegos picaretas naturalmente perderão o interesse em "liderar" sem esta mamata que já dura mais de 70 anos! Porque existem 35 partidos políticos no Brasil? por motivo semelhante aos sindicatos,para meterem a mão no"Fundo Partidário" que,como sempre,sai do bolso do cidadão.Aliás no Brasil cidadão ainda é apenas uma cidade grande.Cidadania zero! mais um embuste.

      Há 35 partidos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, portanto, com acesso aos recursos do Fundo Partidário e a tempo de televisão para propaganda - ambos bancados com dinheiro público,isto é,o nosso como sempre.

      E a lista de novas siglas a serem criadas é vasta. No momento, há três em processo mais avançado no TSE: o Partido Liberal, o Partido dos Servidores Públicos e Privados e o Muda Brasil. Além disso, há outras 24 "em formação", também segundo o tribunal.

      0
  • José Augusto Baldassari Franca - SP

    É o cúmulo continuarmos atrelados à força a sindicatos de araque. Por que existem no Brasil 17 mil sindicatos? A resposta é simples, o bilionário ervanário recebido e gasto por eles... Com o final desta extorsão surgirão lideranças verdadeiras e irão sobreviver aqueles que já desenvolvem um bom trabalho... Os pelegos picaretas naturalmente perderão o interesse em "liderar" sem esta mamata que já dura mais de 70 anos!

    2
    • EURIVAL GABARRÃO RUIZ José Bonifácio - SP

      Vocês juram por Deus que não seremos mais obrigados a pagar a CNA.?

      0
    • Leandro Cunha Candiotto Tangará da Serra - MT

      José, nao perca tempo denuncie a policia quanto a estas ameaças, isso so prova o tipo de pessoas que tomam a frente destas forças sindicais. parabens pelo empenho.

      0