Abiove contesta campanha internacional para desmatamento zero no cerrado brasileiro

Publicado em 31/10/2017 16:29
Confira a entrevista com Fábio Trigueirinho - Secretário Geral da Abiove
Associação das indústrias não vê risco de perda de mercado com avanço da campanha e se posiciona contra o desmatamento ilegal, o que é bem diferente de desmatamento zero no cerrado

LOGO nalogo

Fábio Trigueirinho, secretário geral da Abiove (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais) -- que participou semana passada de uma missão produtores brasileiros na Europa (road show da Soja Plus) em torno da sustentabilidade da produção brasileira -- acabou se deparando com uma campanha internacional em andamento, que prega o desmatamento zero no Cerrado brasileiro.

ONGs ambientalistas, capítaneadas pela WWF (entidade liderada pelo Príncipe Charles, da Inglaterra), querem impedir o avanço da agricultura na região do Matopiba. Os ambientalistas europeus planejam repetir o êxito conseguido com a moratória do plantio na Amazonia Legal, desta vez em toda a área do Cerrado brasileiro.

Só que, ao contrário da campanha na Amazônia, a Abiobe não aceitou curvar-se à pressão ambientalista, mesmo sabendo que 20 grandes empresas multinacionais de alimentos já assinaram o manfesto idealizado pela WWF.

Segundo Trigueirinho, a discussão em torno de uma política de desmatamento só é válida para os plantios "ilegais", fora do Código Florestal, mas é inaceitável para a produção que segue os ditames da Lei ambiental brasileira.

-- "Não abriremos mão do direito conquistado pelo produtor brasileiro de converter áreas do Cerrado em produção de alimentos", afirmou o secretário geral da Abiove.

Hoje o Código Florestal permite plantio em 65% das áreas particulares, com preservação de 35% de matas nativas existentes dentro das propriedades.

Trigueirinho salienta que os mecanismos para combater o desmatamento ilegal contam com a atuação da Abiove, por ser essa uma meta assinada pelo Brasil na COP21, em Paris. Mas, agora, a realidade brasleira já é outra, diz o dirigente, baseando nos dados da Embrapa Monitoramento por Satélite que provam que o País preserva 63% de seu território, sendo que 36% dessa preservação acontece dentro das propriedades particulares. 

-- E essa sustentabilidade da agricultura brasileira foi apresentada aos europeus, para espanto dos dirigentes das empresas importadoras que desconheciam a realidade brasileira. "Estamos virando o jogo" salientou Trigueirinho.

Na ocasião da visita (feita à Inglaterra, Bélgica e Holanda) os brasileiros explicaram a política existente em torno do Código Florestal e do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que foi bem recebida pelos europeus. Também foram demonstrados programas do setor, como o Soja Plus, que capacita produtores a cumprir o código e a legislação trabalhista.

No entanto, 20 empresas multinacionais de alimentos assinaram o documento das ONGs, exigindo a moratória no Cerrado, situação que é vista como "retrocesso" por Trigueirinho, por ser o Brasil "o país que mais está contribuindo em redução de emissão".

Dentre estas empresas estão varejistas e indústrias de alimentos como a Lever, a Nestlé e grandes redes de supermercados compradores de produtos brasileiros. Trigueirinho acredita que a "pressão não resolverá problema nenhum, só agudizará o confronto" e que há outras formas de resolver essa situação, como o diálogo técnico, baseado nos fatos.da nova realidade da agricultura brasileira.

Neste sentido, a recomendação do secretário para os produtores é de que intensifiquem essas informações junto à sociedade urbana para que este fator se acelere, bem como, no plano interno, que os produtores respeitem e cumpram o Código Florestal e a legislação trabalhista vigentes.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

9 comentários

  • Dércio Maldaner Sinop - MT

    "Caso eu venha a reencarnar, gostaria de ser devolvido à terra como um vírus mortal para diminuir os níveis de população humana."

    "Príncipe Phillip, marido da rainha Elizabeth, duque de Edimburgo, o líder da World Wildlife Fund - WWF)"

    22
  • Lindalvo José Teixeira Marialva - PR

    Eu acho um absurdo esse WWF -- liderado por um explorador nato, que destruiu metade do mundo (ingleses) e conquistou riquezas abundantes para o seu bem-estar e de seu povo (mantendo até nobreza com todas as suas mordomias -- estar metendo o bico aqui no Brasil... Na Europa, eles, de um modo geral, provocaram a destruição de quase todas as florestas, seus rios não possuem mata ciliar, não há legislação que obrigue o produtor a ter 20% de mato, seus rios estão mortos, salvo aqueles sustentados pelas geleiras, enfim surripiaram as riquezas do Mundo inteiro e agora querem dar palpites aqui na nossa terra... Isto acontece porque temos um bando de políticos vagabundos, sem vergonhas, vendedores da pátria, pilantras e agora o judiciário, com essa vergonha do Supremo, e também com as forças armadas que não cuidam de nossas fronteiras e de nosso país. A população precisa reagir a esta bagunça iniciada pelo PSDB e seus falsários, continuada pelo PT e seus pilantras e sustentada pelo PMDB e sua quadrilha...

    1
    • elaine aparecida carvalho grade mancini Cambé - PR

      Concordo em grau, gênero e numero. Você resumiu toda a situação em poucas palavras. Disse tudo!!!!!

      1
  • Vilson Ambrozi Chapadinha - MA

    Mudou governo, mudou a postura... A Abiove fez acordo (e o renovou ano passado) com os mesmos que agora não concorda. Parabéns ABIOVE.... nunca é tarde pra rever posições.

    0
  • Deocleciano Pentello Goiânia - GO

    Converter mais áreas de Cerrado em lavouras de commodities, considerando a crescente e preocupante crise hídrica, não é razoável, dispomos de muito pasto degradado passível de ser recuperado por meio da produção agrícola feita de maneira inteligente.

    16
  • Andre Luis Mariani

    Trigueirinho, meus parabéns, não temos que nos curvar a estes incultos do nosso trabalho de conservação ! Virar o jogo é o termo correto mesmo, perguntar o quanto eles conhecem da nossa realidade, o quanto eles produzem de alimento para o mundo, antes de falar besteiras, e saber o quanto eles colaboram na emissão de gazes e quanto tem de matas nativas ! Parabéns !!!!!

    Vamos questionar o quanto eles nos conhecem !

    2
  • Alexandre Alves Ferreira Brasilia - DF

    Este Sr. precisa se atentar para a crise hídrica que estamos vivendo, a pior de nossa história; e para as mudanças climáticas. Tais alterações foram produzidas pela ação do homem sobre a natureza, que sempre foi desprovida de bom senso. Entre elas está o desmatamento do cerrado brasileiro, que ocorreu de forma selvagem, numa busca insana pelo dinheiro, sem se preocupar com os fatores naturais, explorou-os aos máximos. Agora a escassez de um deles, a água e as chuvas, está levando a agricultura empresarial praticada no cerrado ao colapso. Dessa forma é necessário que o que resta de cerrado deva ser integralmente preservado, sob risco de desaparecermos junto com ele. Entendo que retrogrado, anacrônico, é o pensamento deste Senhor.

    43
    • Andre Luis Mariani

      Sugiro ao sr. Alexandre que faça um estudo nas publicações da Abiove, da Embrapa, do Ceptec, do Inpe, para entender um pouco melhor o ciclo climático e suas influencias, bem como este próprio site, para entender a importância da agricultura Brasileira, a influência que temos nos custos do alimento mundial, consulte também a legislação ambiental brasileira em vigor, e a compare com a do resto do mundo, inclusive da Inglaterra, para não cometer o mesmo erro do Príncipe Charles e seus amigos !

      1
    • carlo meloni sao paulo - SP

      ALEXANDRE, não faz nem uma semana que o presidente da Embrapa publicou (e apareceu neste espaço) o resultado do CAR no Brasil... Os dados informados sao exatamente o contrario do seu infeliz e desastrado comentario... Nao entendo a sua vontade de se expor ao RIDICULO DIANTE DE TODOS OS LEITORES.

      4
    • Alexandre Alves Ferreira Brasilia - DF

      Com o tempo, e com mais um pouco de abertura para entender os fundamentos de quem pensa diferente, verá que tenho razão.

      22
  • Cassiano aozane Vila nova do sul - RS

    A questão é ,ta sobrando matéria prima?esse povo vai comprar soja do haway,da Islândia ou da Grécia, querem levar só no grito .

    2
  • Irineu Romão Romão Maceió - AL

    Bom dia é de grande valia esta reportagem. Meus parabéns e um bom trabalho ok.

    1
  • carlo meloni sao paulo - SP

    Gostaria de mandar uma mensagem ao sr Fabio Trigueirinho porque percebo que nao conhece todos os detalhes de como os ambientalistas amarraram os produtores brasileiro... O recente Codigo Florestal e' so' um detalhe e quem se sente seguro e amparado por esse documento e' porque nao conhece o resto da "missa".. A palavra chave dos ambientalista e' tao simples que passa despercebida,, OBJETO DE ESPECIAL PRESERVAÇAO... Esta palavra reporta para a Lei 11248 de 2006 que legisla sobre um mapa do Brasil onde sao definidos os varios biomas da Mata Atlantica areas por areas desde o nordeste ate' Rio Grande do Sul e no mesmo modo para o Cerrado... Entao temos o Codigo Florestal cuja finalidade e' restringir o acesso a Amazonia Legal em paralelo e se sobrepondo com o Codigo Florestal temos a lei da Mata Atlantica e do Cerrado restringindo as outras regioes do Brasil... Portanto, os ambientalistas tem esse tripe' de leis que literalmente amarra toda e qualquer pequena expansao RUMO AO DESMATAMENTO ZERO... O que e' permitido ao agricultor ?? Ao agricultor e' permitido avançar exclusivamente sobre areas de pasto degradado pois o pasto e' a unica via alternativa viavel. Mas se o pasto ficar um pouco sujo ja' e' motivo para o Ministerio do Meio Ambiente declara-lo floresta em regeneraçao com multa de 5500 Reais/hectares a quem se atrever a limpa-lo.

    4
    • Virgilio Andrade Moreira Guaira - PR

      Que os europeus cuidem de sua casa. Não venham meter o bedelho no Brasil. Da nossa casa cuidamos nos, os agricultores, cada vez mais modernos e eficientes, e cuidando das reservas , conforme as leis. Com bom senso.!!

      1
    • carlo meloni sao paulo - SP

      É preciso impedir a aprovação da Lei do Cerrado, pois ela pode prevalecer sobre o Código Florestal -- assim como está acontecendo com a Lei 11428, da Mata Atlântica... Vocês repararam que todas as Leis dizem respeito à Flora e à Fauna? Ninguém até hoje fez uma Lei a respeito do solo.. A Bancada Ruralista precisa fazer uma Lei sobre o solo e combater a do Bioma Cerrado.

      2