Cooperativa com frota mantém operações nas carnes, mas segue travada sem levar grãos para os portos e voltar com fertilizantes

Publicado em 13/06/2018 12:49
Irineu da Costa Rodrigues - Diretor e Presidente da LAR Cooperativa Agroindustrial
A originação de aves e suínos e a distribuição das carnes seguem sem problemas, até pelas distâncias menores, mas sem pagar pelo aumento do frete dos autônomos, com o tabelamento, operações com grãos está parada e pode levar a prejuízos maiores com a soja passada que está armazenada e já vendida.

Com o impasse no tabelamento do frete, algumas cooperativas como a LAR Cooperativa Agroindustrial estão enfrentando problemas em várias de suas operações. Irineu da Costa Rodrigues, diretor e presidente da LAR, conversou com o Notícias Agrícolas nesta quarta-feira (13) e destacou que o movimento de caminhões nas estradas neste momento é pouco intenso.

Desta forma, a empresa opera com caminhões próprios e transportadoras, mas visualiza que os caminhoneiros autônomos estão parados. A LAR possui uma frota de 250 caminhões que estão rodando para frete curto, transportando produções de frangos, suínos e leitões.

Rodrigues visualiza que "não está clara a questão do frete. É muito onerosa. E a cooperativa não vai contratar um frete menor", destaca. Os caminhoneiros, por sua vez, querem receber a tabela cheia.

Há preocupação não somente no transporte daquilo que sai da cooperativa, mas também no recebimento de adubos. A LAR possui uma forte atuação no oeste do Paraná, no Mato Grosso do Sul e no Paraguai, com uma atuação modesta também em Santa Catarina. O presidente lembra que o Paraguai também sofre os efeitos da situação no que tange ao recebimento de insumos.

Por outro lado, o setor de aves também vem sofrendo com o embargo europeu e as ações antidumping da China, bem como o custo de produção segue oneroso por conta da alta dos grãos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Giovanni Lorenzon e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário