Lei que proíbe a caça de javalis em SP coloca em risco a produção agropecuária e a saúde da população no estado

Publicado em 18/07/2018 13:17
Frederico D´Avila - Diretor da Sociedade Rural Brasileira
Assembleia Legislativa de SP possui poucos deputados que conhecem o agronegócio e por isso, leis como a que proíbe a caça de javalis acabam sendo aprovadas sem o devido debate

Podcast

Entrevista com Frederico D´Avila - Diretor da Sociedade Rural Brasileira sobre a Caça aos javalis

Download

 

LOGO nalogo

A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou uma lei, outorgada pelo governador Márcio França, que proíbe a caça de animais no estado.

Essa situação, contudo, atinge o manejo de controle dos javalis, que causam problemas para as lavouras em 12 estados e 600 municípios, segundo levantamento do Ibama.

Frederico D'Ávila, diretor da Sociedade Rural Brasileira, salienta que esses animais "se reproduzem de maneira significativa e rápida e são animais perigosos, selvagens e agressivos". Desta forma, os riscos não são apenas econômicos, mas também ambientais e de saúde pública.

Segundo ele, há um histórico de prejuízos elevados no Brasil. Além dos javalis, as lavouras ainda são atingidas pelos javaporcos, que são o cruzamento de javalis com porcos domésticos.

D'Ávila acredita que a lei deve ser revogada, já que uma lei estadual não pode suplantar o que está valendo a nível federal.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Rodrigo Ferreira Rio de Janeiro - RJ

    aff, caçar os javalis pra vcs plantarem? qtos empregos vcs fornecem mesmo?

    76
    • gerd hans schurt Cidade Gaúcha - PR

      Rodrigo, pelo seu comentário produtor rural voce não é e não sei o que voce está fazendo aqui. Seria interessante voce olhar e procurarr saber de onde vem o alimento que está todos os dia sobre a sua mesa. Abraços.

      1
    • Carlos Sergio Andre Ribeiro Nova Aurora - PR

      Em relação ao agronegócio, moro numa região agrícola e cerca de 70% dos empregos gerados numa região de mais de 40 municípios vem das Cooperativas dos agricultores da região, que geram no mínimo 40 mil empregos diretos fora os indiretos.

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Esse Rodrigo Ferreira deve ser daqueles que militam em defender a "Mata Amazônica", mas as "matas" do Rio de Janeiro, são outras. Ver do verbo transitivo direto "matar", na segunda pessoa do presente: Eu mato... Tu "matas"... ... É assim que ele enxerga!.. ... Não é verdade, "caro" Rodrigo Ferreira...

      0
    • Rodrigo Ferreira Rio de Janeiro - RJ

      Meus caros, não sou contra nada. Porém tudo precisa de um equilíbrio. Se desmatarmos tudo que for área para continuar plantando daqui a pouco não sobra nada. Já chegamos num ponto em que devemos aproveitar melhor o espaço utilizado, pois se não fosse assim japoneses e holandeses ja tinham morrido de fome.

      30
    • Gilberto Rossetto Lucas do Rio Verde - MT

      Rodrigo os Japoneses e Holandeses só não morreram de fome porque importam muuuiito alimento de outros paises, inclusive do Brasil. Acorda rapaz, o Brasil tem mais de 60% de suas matas nativas intocáveis e a agricultura planta menos de 8% do território nacional. Manda para nós a escritura da tua terra que você mantem em mata nativa.

      0
    • EDMILSON JOSE ZABOTT PALOTINA - PR

      Sr.Rodrigo, caso você não tenha uma escritura para apresentar a área que você preserva , apresente ao menos a sua escritura do seu imóvel urbano onde conste nela a área que você também tem a responsabilidade de preservar ( como você critica o produtor rural ) também gostaria que você apresentasse o seu projeto de destino dos resíduos sólidos que você e sua família geram dia após dia, e me informe se sua cidade dá o destino ambientalmente correto para tais resíduos ,( No Rio de Janeiro ..... kkk) procure se informar melhor sobre o trabalho e a preocupação do produtor rural com o meio ambiente .( Ex. Nas embalagens de Agroquímicos nós devolvemos em local próprio mais de 95%, todo este material é devolvido com tríplice lavagem , classificada por categoria etc ...Quero saber se você faz o trabalho de separar seu resíduo de sua residência.

      Para finalizar, gostaria de te convidar para vir ao Paraná , oeste conhecer como se faz Agricultura e suas transformações , e como nós respeitamos o meio ambiente , você conhecer como se trata as embalagens de Agroquímicos ( o que vocês Ambientalistas de Plantão não conhecem ou se fazem de cegos).

      0
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Eu aprendi com o filho de Ana Maria Primavesi que a FLORESTA -- EM SEU ESTAGIO DE CRESCIMENTO FINAL -- NAO ABSORVE CO2... Logo, os ambientalistas estao enganando todo mundo falando exatamente o contrario da verdade... Tranformam semi-analfabetos, como Rodrigo Ferreira, em militantes da salvaçao do planeta... -Rodrigo, você nao se sente um palhaço ao divulgar teorias falsas? Você entendeu ??? A floresta Amazonica vive em equilibrio e nao sequestra CO2... Assim como todo o MATO NATIVO que o Codigo Florestal nos impinge.

      6