EUA: Leste do Corn Belt é região que acumula mais problemas na safra 2019

O crop tour do Grupo Labhoro e do Notícias Agrícolas continua pelo Meio-Oeste norte-americano. Já sao mais de 3 mil quilômetros e oito estados visitados, o que segue confirmando a desuniformidade da temporada 2019/20. "Não está tudo ruim ou tudo bom", diz Ginaldo Sousa, diretor do Grupo Labhoro.
Sousa divide o Corn Belt e mostra que os problemas e condições dos campos são diferentes. A equipe já passou por Indiana, Ohio, Illinois, Missouri, Iowa, Nebraska, Dakota do Sul e Minnesota. No link abaixo, veja todas as fotos, vídeos e relatos na página do crop tour:
Na região leste - Ohio, Indiana e parte de Illinois -, as preocupações são maiores, com problemas mais sérios, muitas áreas sem plantar e considerável atraso no plantio e, portanto, no desenvolvimento. segundo relata o diretor da Labhoro.
Lavouras em Ohio
Lavouras em Indiana
Lavouras em Illinois
Mais ao centro, principalmente do Missouri para Iowa, Dakota do Sul e Minnesota o cenário é diferente, com lavouras boas, padrão bom. "Não adianta querer esconder, as condições prometem uma boa produtividade. Tem atraso sim, mas as lavouras estão boas, o que é como no estado de Iowa", diz.
Lavouras no Missouri
Lavouras em Minnesota
Sousa só alerta para a possibilidade ainda das geadas precoces e, confirmadas, poderiam tirar um pouco mais da produtividade de regiões como a de Minnesota, por exemplo.
Recentemente, o grupo chegou ao estado de Iowa, um dos mais importantes na produção de soja e milho. Embora as preocupações sejam grandes, o que o grupo pôde verificar são lavouras em boas condições até este momento.
"As lavouras estão muito boas, bom porte, boa carga, boa sanidade das plantas e promete alta produtividade", relata o diretor do Grupo Labhoro, Ginaldo Sousa.
Por outro lado, o especialista afirma que os campos ainda precisam de algumas boas chuvas para a conclusão da safra. "No geral, o atraso de plantio nos estados do Leste do corredor gira em torno de 20 a 30 dias, o que expõe a soja a geadas precoces', complementa Sousa.
Já em Illinois, as perdas de produtividade um pouco mais agressivas. Produtor no município de Sullivan, Bill Voyels relata produtividades na soja e no milho bem menores do que as registradas há um ano, de 167,37 sacas por hectare no cereal (160 bushels por acre) e 56,04 scs/ha na oleaginosa (50 bpa). Em 2018, os números eram de 219,67 scs/ha (210 bpa) e 80,69 scs/ha (72 bpa).
Lavouras e proprieda de Bill Voyles em Illinois
0 comentário
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli
Receita com exportação do agro do Brasil sobe 6,2% em novembro e é recorde no ano