Milho: Tamanho da segunda safra do BR ainda é uma incógnita, mas demanda por esta oferta já se apresenta

Publicado em 13/03/2024 10:48 e atualizado em 13/03/2024 13:09
Enilson Nogueira
Além da diminuição da área, produtores investiram em pacotes tecnológicos que podem resultar em menor produtividade e fatores se unem ainda ao clima adverso para a safrinha neste momento. Compradores, inclusive, já colocam alguns prêmios de risco climático sobre as cotações. Atenções também sobre a nova safra dos EUA.

Logotipo Notícias Agrícolas

Os preços do milho no mercado brasileiro vêm encontrando boa sustentação e estímulo nas últimas semanas e, como explica o analista da Céleres Consultoria, Enilson Nogueira, parte deste movimento se dá pelas incertezas crescentes que cercam a segunda safra de milho deste ano. Há a combinação de uma redução de área, menos investimento dos produtores nos pacotes tecnológicos e as adversidades climáticas que se registram neste momento. 

"Nós temos uma incógnita, uma incerteza muito grande sobre qual é o tamanho da segunda safra do Brasil. E um elemento importante é que a demanda por esta segunda safra já está se fazendo presente. Nós já temos uma perspectiva de exportação se fazendo presente, pensando no segundo semestre, na casa de 40 milhões de toneladas, as usinas de etanol de milho, as empresas de fabricação de ração estão olhando para este mercado e colocando um prêmio climático sobre as cotações, tanto no curto, mas principalmente para o segundo semestre de 2024", explica Nogueira. 

O analista afirma ainda que as condições climáticas, caso não voltem à normalidade nos próximos meses, continuarão a ser fator de impacto para os preços do cereal, uma vez que regiões importantes de produção - como Paraná, Goiás, partes de Minas Gerais - já vêm sofrendo com o atual cenário. Ao mesmo tempo, o movimento das exportações e como isso impactará no balanço de oferta e demanda do Brasil - vai ajudar no direcionamento das cotações, considerando já um cenário de oferta mais enxuta e, consequentemente, de exportações menores do que as do ano passado por conta desse menor volume. 

Assim, será necessário entender também como será a competitividade do cereal brasileiro no mercado internacional frente a esta menor disponibilidade. Outros elementos que compõem esta equação são a participação da Argentina e os estoques elevados dos Estados Unidos. 

"A última linha do nosso balanço, mesmo com essa exportação um pouco menor do que foi em 2023, também vai ser um pouco menor do que a do ano passado. Menos estoque traz uma preocupação para o mercado interno, não de falta de abastecimento, mas  é um fundamento consistente para os preços no mercado por aqui", explica o analista.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistacarlamendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário