“Brasil exporta impostos”, afirma presidente da Associação da Indústria Brasileira de Alimentos

Publicado em 08/04/2024 18:37 e atualizado em 18/04/2024 17:08
Conexão Campo Cidade -
João Dornellas destacou no Conexão Campo Cidade desta semana os números de exportações dos alimentos industrializados brasileiros e a relação com os principais clientes do país

Logotipo Notícias Agrícolas

O alimento industrializado do Brasil paga a segunda maior carga tributária do planeta atualmente, conforme apontou João Dornellas, presidente da Abia (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos), que foi o convidado especial do Conexão Campo Cidade desta semana.

De acordo com Dornellas, em média, o brasileiro paga 24,4% de imposto no alimento industrializado. Ele lembra que produtos como arroz, feijão e carne, por também passarem por um processo industrial também entram nessa conta. Com isso, ele exemplifica que em um restaurante, 1/4 do valor pago no alimento corresponde a impostos.

Enquanto que no Brasil esse valor se aproxima de 25%, nos demais países que integram a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), o imposto sobre os alimentos industrializados fica em torno de 7%.

Por esse motivo, ele afirma que o Brasil acaba exportando imposto, devido às altas tarifas pagas dentro do país. “O nosso atual modelo tributário gera um acúmulo de crédito que quem exporta não consegue o obter de volta. Então, o Brasil exporta imposto”.

 

Altos impostos prejudicam o acesso ao alimento no Brasil

João Dornellas destacou que no Brasil não falta alimento, mas sim renda para que as pessoas tenham acesso à alimentação. Segundo ele, os impostos fazem o alimento ser caro e a falta de renda impede o acesso a esse alimento.

Como dele detalhou, da população economicamente ativa do país, 70% tem uma renda de até dois salários mínimos. Essas pessoas comprometem 30% a 40% dessa renda com alimento. Quanto menos imposto tiver, mais alimento está chegando à mesa do brasileiro.

 

Preconceito com alimentos ultraprocesssados

Dornellas discutiu durante o programa o termo "ultraprocessados" e o movimento contra a indústria de alimentos, destacando a controvérsia em torno dessa classificação. Ele menciona como a nova categorização define ultraprocessados de maneira ampla, incluindo qualquer alimento industrial com mais de cinco ingredientes ou aditivos.

Essa definição, segundo ele, vem sendo questionada globalmente devido à falta de consenso científico e por englobar uma vasta gama de produtos, desde os fabricados em casa até os industriais, sob um mesmo rótulo crítico.

Ele criticou a simplificação do debate sobre saúde pública, que frequentemente coloca a culpa nos alimentos ultraprocessados sem considerar os diversos fatores que causam esse problema. Estudos observacionais que tentam vincular diretamente o consumo de ultraprocessados a problemas de saúde são vistos com ceticismo por não estabelecerem uma relação clara.

Por fim, Dornellas questionou a validade da categoria "ultraprocessado" para avaliar a qualidade dos alimentos, argumentando que a composição nutricional é o que realmente importa. Ele ilustra como a vasta maioria dos produtos encontrados na dispensa ou geladeira de uma casa média, incluindo itens básicos do dia a dia como misto quente, poderiam ser considerados ultraprocessados pela definição atual.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Igor Batista
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário