Oferta ainda restrita dá sustentação aos preços do algodão no mercado interno, no entanto, demanda fraca pode mudar cenário

Publicado em 29/07/2015 12:59
Colheita lenta e oferta ainda restrita dá sustentação aos preços do algodão no mercado interno, no entanto, demanda fraca pode mudar cenário

O preço do algodão em pluma voltou a subir no mercado brasileiro. Em São Paulo, a pluma 41-4 valorizou 1,3% de acordo com o indicador Cepea/Esalq, fechando a R$ 2,13 a libra peso.

No entanto, para o consultor da FCStone, Eder Silveira, esse aumento não reflete a realidade do mercado. Em consequência da retração nas vendas do varejo, o mercado doméstico "não está disputando o primeiro algodão de forma contundente com o mercado de exportação" por isso a redução na procura pelo produto, explica.

Mesmo com a demanda enfraquecida, a oferta neste ano também está baixa, além disso, muitos produtores já têm contratos antecipados de exportação com remuneração melhor do que os preços atuais, o que reduz o interesse dos produtores em participar do mercado.

Segundo ele, o aumento registrado pelo Cepea representa um volume pequeno de negócios, pois "temos uma redução na produção de algodão neste ano - não só no Brasil como no mundo inteiro, mas os estoques mundiais estão altos - então ainda é uma situação confortável para os compradores", explica Silveira. Ainda assim, a colheita lenta e a alta cotação do dólar dão sustentação para os preços no mercado interno.

No mercado internacional, as quedas na Bolsa de Nova York têm sido puxadas pelo bom desenvolvimento das lavouras nas principais regiões produtoras do mundo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário