Plantio da nova safra de algodão está prestes a começar com previsões de aumento de 20% na área e 11% na produção

Publicado em 05/12/2017 11:08
Comercialização está adiantada em relação à safra anterior e já atinge 50%

LOGO nalogo

Arlindo Moura, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), conversou com o Notícias Agrícolas sobre a produção de algodão no Brasil, que foi recorde na safra passada e vem com boas perspectivas para 2017/18.

Ele destaca que a safra 2016/17 propiciou a recuperação financeira de produtores da Bahia, Piaiu e Tocantins com uma alta produtividade registrada, por volta dos 1745kg por hectare, embora a área tenha sido 3% menor. A produção foi 17% maior, apoiada em um clima favorável para o desenvolvimento das lavouras.

Para 2017/18, está estimado um crescimento de área em 20%, número que ainda poderá ser revisado na Câmara Setorial do setor nesta quarta-feira (06). A produção deve ter um aumento de apenas 11% devido às condições climáticas deste ano. A produtividade também deve cair para 1650kg por hectare, mas este número já está acima da média brasileira.

Em termos de rentabilidade, Moura lembra que o ano contou com dois momentos de rally de preço para a commodity: um entre março e abril, com preços girando por volta de 76 a 79 cents/lb e outro nos últimos dez dias, entre 72 cents/lb e 75 cents/lb, estes que foram aproveitados por grande parte dos produtores para realizar novas vendas. Com isso, cerca de 50% da nova safra já está vendida, quando a média para o período é de 30%.

Os custos de produção aumentaram para os fertilizantes, que subiram de forma expressiva, bem como para o diesel, que teve um aumento de 15% durante o ano. Contudo, os demais insumos mantiveram seus preços, de forma que a alta total deve ficar por volta dos 2% a 3%.

O mundo demanda o produto brasileiro e já foi recomendado por empresários asiáticos que o Brasil aumentasse sua produção. As perspectivas da Abrapa dão conta de que este crescimento deve ser de 15% ao ano para que, daqui a cinco anos, a área dobre.

Atualmente, o Brasil responde pela segunda maior produtividade do mundo - perdendo apenas para a Austrália, que conta com 100% de sua produção irrigada. O desafio é se tornar cada vez mais competitivo para concorrer diretamente no mercado internacional e melhorar as pesquisas para que não haja perdas em função do excesso na colheita. Além disso, também é estudada uma diminuição do ciclo para fugir da chuva na colheita.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário