Brasil finaliza safra de algodão 21/22 com queda de 200 mil toneladas na produção e espera retomar 3 milhões de toneladas em 22/23
Podcast
Brasil finaliza safra de algodão 21/22 com queda de 200 mil toneladas na produção e espera retomar 3 milhões de tonelada em 22/23
A safra de algodão 2021/22 chega ao final no Brasil com produção de 2,6 milhões de toneladas, o que representa uma queda ante à projeção inicial de 2,8 milhões de toneladas. O corte de chuvas no Mato Grosso em abril e na Bahia em maio foi o responsável por esta retração.
Segundo o presidente da Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão), Júlio Cézar Busato, o clima também não ajudou na qualidade do algodão colhido, que perdeu, especialmente, nas áreas mais afetadas com a seca.
Do lado da comercialização, os produtores já negociaram praticamente toda a produção com bons preços de mercado e custo de produção mais reduzido, garantindo boa rentabilidade.
Pensando na próxima safra 2022/23, a entidade espera que a área cultivada cresça 2%, retomando os 1,66 milhão de hectares da temporada 19/20, quando o país atingiu o recorde de produção de 3 milhões de toneladas.
Confia a íntegra da entrevista com o presidente da Abrapa no vídeo.
0 comentário
Pulgão-do-algodoeiro ameaça produtividade e exige manejo precoce
Safra de algodão caminha para redução de área e possível recorde nas exportações
Abapa concluiu reuniões do seu Abapa Conecta em 2025, intensificando a batalha contra o “bicudo”
Algodão/Cepea: Preços domésticos oscilam; exportações podem atingir novo recorde
Anea otimista com novembro forte e incremento dos embarques pelo Porto de Salvador
Bahia fecha safra do algodão com estabilidade produtiva e avanço do irrigado