Dependentes da JBS, pecuaristas do MS pedem solução urgente, de mercado e política, para a volta do grupo às compras

Publicado em 18/10/2017 12:30
Confira a entrevista com Ruy Fachini Filho - Presidente do Sindicato Rural de Campo Grande - MS
Presidente do Sindicato de Campo Grande diz que sem a JBS comprando, dona de 40% do mercado, fica difícil para os produtores, independente de outros frigoríficos pegarem carona na situação. Apesar da baixa oferta, tem animal de cocho ficando pronto que não pode esperar, e os compromissos financeiros batem às portas. E agora vão ter que enfrentar mais pressão sobre a @ se não houver uma solução rápida.

Podcast

Dependentes da JBS, pecuaristas do MS pedem solução urgente, de mercado e política, para a volta do grupo às compras

Download

LOGO nalogo

O frigorífico JBS saiu das compras no Mato Grosso do Sul após a justiça do estado bloquear R$730 milhões da empresa por dívidas. Ruy Fachini Filho, presidente do Sindicato Rural de Campo Grande (MS), destaca que há uma preocupação grande em torno dessa situação.

Ele salienta que o ano de 2017 foi difícil para a pecuária e que a situação veio em um momento no qual a arroba apontava para uma melhora. O frigorífico representa mais de 40% do mercado do estado, ou seja, mais de 1 mihão e meio de cabeças abatidas por ano.

São sete unidades paralisadas e não se sabe quando estas irão retomar as atividades. Agora, o presidente acredita que os produtores devem ter clareza e pensar como será possível sair dessa situação. Aqueles que possuem boi gordo dificilmente irão conseguir segurar. Uma mobilização de pecuaristas, para ele, é essencial para buscar alternativas com equilíbrio e diálogo. Alguns dos pontos que ele destaca que podem auxiliar neste momento são a questão do ICMS e a busca por outros frigoríficos.

Há um movimento direto dos funcionários do JBS que também pede pelo retorno das atividades. São 15 mil funcionários diretos e indiretos que trabalham para o frigorífico.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Giovanni Lorenzon e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • DALMO HENRIQUE FRANCO SILVA Dourados - MS

    Ai eu pergunto! Todos sabiam que as compras de várias plantas frigoríficas no Estado por parte do JBS ia dar nisso. Por que não fizeram nada antes? É que antes nós éramos amigos né!... ACORDA BRASIL!!!

    0