Proposta da Cooxupé com a 1ª Femagri do Cerrado é favorecer produtores locais e facilitar a logística dos cafeicultores que estão mais distantes do Sul de MG

Publicado em 16/03/2016 10:17
Safra atual de café no Cerrado Mineiro mostra melhores condições com chuvas adequadas e condições diferenciadas de produção

Os agricultores que não estão no Sul de Minas contarão com uma novidade neste ano. Para facilitar o acesso e levar as informações de tecnologia aos cafeicultores, a Cooxupé (Cooperativa Regional dos Cafeicultores de Guaxupé) está organizando a 1ª Femagri do Cerrado.

O evento acontecerá nos dia 06 e 7 de abril, na cidade de Coromandel (MG). De acordo com o membro da conselho administrativo da Cooperativa, Leocarlos Mundim, "a intenção da Cooxupé é realizar a feira em Coromandel para facilitar a participação dos cooperados no cerrado mineiro", explica.

Assim como ocorre no sul de Minas, os cafeicultores do cerrado também estão animados com a próxima safra que deve superar a produção de 2015, já que as condições climáticas favoreceram o desenvolvimento dos grãos.

Segundo Mundim, a perspectiva é "ter acima de 30% da produção com peneira 17 a 18, que atende os mercados de exportação", ressalta. Esta região é caracterizada por produzir café arábica de alta qualidade.

"A característica principal do cerrado mineiro é que a umidade relativa do ar se manter baixa no período da colheita, isso favorece a qualidade do café", explica o membro. Nos cafés de melhor qualidade o produtor do cerrado recebe um premio de US$ 7 por saca, aproximadamente R$ 30,00 sc.

O clima na safra 2016/17 também favoreceu a florada no mês de setembro que deve trazer conseqüências de colheita antecipada neste ano. Para Mundim os trabalhos de campo devem iniciar já em abril. “O que preocupa é que uma chuva no momento da colheita compromete a produtividade e fica a quem do que o produtor possa fazer”, acrescenta.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário