Em Alterosa (MG), ocorrência de granizo traz prejuízos aos cafeicultores

Publicado em 04/10/2016 10:52 e atualizado em 04/10/2016 15:10
514 exibições
Em muitos cafezais, as folhas e os botões florais caíram das plantas. Evento climático também pode ocasionar a brotação nos cafeeiros e o favorecer o aparecimento de doenças. Granizo também danificou alguns viveiros de mudas de café e danificou telhados das casas. Prejuízos ainda serão contabilizados nos próximos dias.

A queda de granizo registrada nesta segunda-feira (3) atingiu os cafezais de muitos municípios do norte de São Paulo e sul de Minas Gerais. Em Alterosa, no estado mineiro, as lavouras também foram impactadas, com queda das folhas e também dos botões florais já da safra 2017/18. As perdas deverão ser contabilizadas nos próximos dias.

“As folhas irão fazer falta no futuro, no momento de enchimento de grãos, o que pode impactar na futura safra. Os botões florais também caíram e agora temos que esperar pra ver se dá para segurar alguma coisa. E poucos são os produtores rurais que têm seguro  das suas áreas”, pondera o cafeicultor do município, José Geraldo Gomes.

Além disso, o produtor reforça que muitas plantas foram danificadas com a ocorrência do evento climático. “Com isso, há uma preocupação com a brotação nos cafeeiros, pois os cafeicultores terão que gestar mais para fazer curativos. E também em relação ao aparecimento de doenças nas plantações”, completa.

E, ainda na visão do produtor, as plantas já estavam debilitadas diante do período mais seco registrado recentemente. “Até o pegamento dessa primeira florada não foi tão bom, uma vez que as plantas estavam sentindo a falta de chuvas”, ressalta Gomes.

Do mesmo modo, muitos viveiros de mudas de café foram atingidos pela queda de granizo e também apresentam danos. Parte dos telhados das casas da região também apresentou estragos.

Confira mais informações:

>> Café: Produtores têm prejuízos com chuva de granizo no Sul de MG e SP

Por: Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

Nenhum comentário